Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/10/2011 - 09:36

Prêmio Planeta Casa divulga seus ganhadores


Gustavo Calazans, Silvio Stefanini Sant’Anna, Cristina Xavier, Brastemp, Straat, Bird Design, Osram, Lattoog, Santa Luzia, Deca, Lepri, Artecola e Harvesting foram os vencedores da noite.

O MUBE, Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo, foi palco na noite desta sexta-feira, 30 de setembro, da 10ª edição do Prêmio Planeta CASA, promovido pela revista Casa Claudia e pelo movimento Planeta Sustentável.

Na categoria Design de Interiores, o Retrofit em Higienópolis, São Paulo, foi o grande vencedor. O apartamento dos anos 1950, reformado pelo arquiteto Gustavo Calazans, privilegiou o conforto ambiental, o reuso e os acabamentos originais, como o concreto aparente.

A Casa do Félix, no litoral paulista, conquistou a categoria Projeto Arquitetônico. Em área de mata Atlântica, a implantação da construção de 155 m², foi resolvida pelo arquiteto Silvio Stefanini Sant’Anna com pouca interferência no terreno. Entre os acabamentos, madeira certificada e painéis de vidro.

Já na categoria Empreendimento Imobiliário a vencedora foi a Vila Taguaí. Oito casas de madeira de manejo sustentável compõem a vila em Carapicuíba, SP, assinada pela arquiteta Cristina Xavier e pela Ita Construtora em um terreno de 12 mil m². Com três plantas-tipo, entre 129 e 173 m², o condomínio tem ruas de pedra, que mantêm o solo permeável. Elevadas, as construções respeitam a paisagem.

Na categoria Produtos de Decoração, os vencedores foram: Cabide Bambu, da Straat; Cama Guanabara, da Lattoog; Luminária Powerstixx, da Osram; Baby Bankin, Bird Design e Geladeira Inverse Viva, da Brastemp. Na categoria Materiais de Construção: Ecofachada, da Lepri; Torneira com hidrogerador, da Deca; Tanque Slim, da Harvesting; Rodapés Santa Luzia, da Santa Luzia e Afix Adesivo Spray, Artecola .

E na categoria Ação Social: Recicle-se, recicle tudo!; Projeto PET Limpa - Vassouras Ecológicas; Oficina Nômade Ribeirão Preto e região; Programa Bombando Cidadania e Ryo e Mar.

A cerimônia de premiação também incluiu uma homenagem ao fotógrafo, desenhista, pintor e gravurista paulistano – radicado em Nova Iorque – Vik Muniz, pela seu trabalho de inclusão social por meio da arte no lixão de Gramacho, na baixada fluminense, e em diversas outras comunidades da periferia do Rio de Janeiro. “Eu me sinto muito honrado em estar aqui. Há 10 anos eu só pensava na sustentabilidade pessoal. Hoje, acho importante darmos algo a mais. Estou preocupado em fazer com que as pessoas enxerguem diferente e conseguir influenciá-las na maneira em que vivem”, afirmou Vik Muniz.

O Prêmio Planeta Casa 2011 contou com patrocínio da Editora Abril, Petrobras, Camargo Corrêa e Caixa Econômica Federal, além do apoio da Guardian Brasil e Shüco, e apoio institucional do Instituto Ethos, ABD e Green Building Council Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira