Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/10/2011 - 09:36

Mauricio de Sousa será Cidadão Soteropolitano

O desenhista estará no I Festival Anual de Quadrinhos (FAQ) e receberá a homenagem na Câmara dos Vereadores de Salvador.

De 06 a 09 de outubro (quinta a somingo), a Livraria Cultura do Salvador Shopping será o ponto de encontro dos grandes autores dos quadrinhos e humor gráfico no I Festival Anual de Quadrinhos (FAQ) e I Salão de Humor da Bahia.

Mauricio de Sousa estará presente para participar do evento e será homenageado pela Câmara dos Vereadores de Salvador, recebendo o título de cidadão soteropolitano no dia 07, a partir das 9h, no Plenário Cosme de Farias.

O FAQ terá a participação do criador da Turma da Mônica em sua abertura, no dia 6 de outubro, às 19h30, no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, com um bate-papo sobre o mercado de quadrinhos capitaneado pelo cartunista baiano Luís Augusto. Na ocasião, Mauricio também será homenageado pelo evento.

No dia 08 de outubro, no local, haverá o lançamento do livro “MSP Novos 50 - Mauricio de Sousa por 50 Novos Artistas”, com a presença do editor de projetos especiais da Mauricio de Sousa Produções, Sidney Gusman. É o terceiro livro da trilogia iniciada em 2009, quando Mauricio de Sousa completava 50 anos de carreira. Em cada edição foram convidados desenhistas de todo o Brasil para darem sua própria versão da Turma da Mônica. Cedraz, Luís Augusto, Flávio Luiz e Rezende foram os artistas baianos que participaram dessas edições.

.[I Festival Anual de Quadrinhos (FAQ) Bahia, de 06 a 09 de outubro de 2011 (quinta a domingo), às 19h30,Av. Tancredo Neves, 2915 - Caminho das Árvores - Salvador – BA .A programação completa do Festival pode ser conferida no site http://www.quadrinhosbahia.com].

Perfil-Mauricio Araújo de Sousa, filho de Petronilha Araújo de Souza e Antonio Mauricio de Souza, nasceu em Santa Isabel, no estado de São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935. Parte de sua infância, Mauricio de Sousa viveu em Mogi das Cruzes, desenhando e rabiscando nos cadernos escolares. Mais tarde, seus traços passaram a ilustrar cartazes e pôsteres para os comerciantes da região. Aos 19 anos mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo) escrevendo reportagens policiais.

Em 1959, quando ainda atuava como repórter policial, criou seu primeiro personagem – o cãozinho Bidu. A partir de uma série de tiras em quadrinhos com Bidu e Franjinha (o dono do cachorro) publicadas semanalmente na Folha da Manhã, Mauricio de Sousa iniciou sua carreira.

Nos anos seguintes, Mauricio criou mais tiras, outros tablóides e diversos personagens — Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Horácio, Raposão, Astronauta etc. Até que, em 1970, lançou a revista da Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares, pela Editora Abril.

Em 1986, Mauricio saiu da Abril e levou as revistas da Turma da Mônica para a Editora Globo, onde permaneceu até 2006. Atualmente, está na Panini, uma multinacional italiana. A intenção é internacionalizar ainda mais seus personagens.

Seu mais recente sucesso é a publicação Turma da Mônica Jovem. É a linha de personagens da turminha com seus 15 anos de idade. Os primeiros quatro números da revista, em 2008, venderam juntos mais de um milhão e meio de exemplares.

Hoje, entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 30 países. Entre as revistas de histórias em quadrinhos mais vendidas do país, dez são de Mauricio de Sousa – atualmente, suas revistas respondem por 86% das vendas do mercado brasileiro. O autor já alcançou o extraordinário número de 1 bilhão de revistas publicadas. Não à toa, é considerado o maior formador de leitores do Brasil.

Aos quadrinhos, se juntam centenas de livros ilustrados, revistas de atividades, álbuns de figurinhas, CD-ROMs, livros tridimensionais e livros em braile.

A preocupação de Mauricio em ensinar, orientar e informar de forma leve e bem-humorada fez com que recebesse, em 1998, do Presidente da República do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, a medalha dos Direitos Humanos. Mauricio de Sousa é o mais famoso e premiado autor brasileiro de quadrinhos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira