Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/10/2011 - 09:36

E-houses com tecnologia ABB integrarão plataformas da Petrobras

Contrato de US$ 45 milhões prevê fornecimento de módulos integrados de distribuição de energia para as plataformas P-58 e P-62.

São Paulo, - A ABB, líder mundial em tecnologias de energia e automação, assinou contrato de US$ 45 milhões para fornecer dois módulos de distribuição, proteção e gestão de energia elétrica (e-House) para instalação nas plataformas P-58 e P- 62 da Petrobras, que farão a prospecção de petróleo nos campos Baleia Azul e Roncador, na bacia de Campos (RJ).

Os módulos serão integrados às plataformas P-58 e P-62, ambas do tipo FPSO (Floating, Production Storage, and Offloading) que terão capacidade de 180.000 bpd (barris por dia) de petróleo e 6 milhões de m³/dia de gás. Cada e-House construída com tecnologia da ABB será composta por uma “sala elétrica”, estrutura de aço com peso em torno de 600 toneladas na qual todos os equipamentos da ABB serão instalados. Esse complexo sistema irá gerenciar de forma segura e confiável a energia de toda plataforma, cuja potência total de 100MW será gerada por quatro turbo-geradores de 25 MW cada.

Os contratos para o fornecimento às plataformas P-58 e P-62 foram assinados com as empresas CQG e CCI, respectivamente. A negociação foi realizada pela QUIP, um consórcio de Queiroz Galvão, UTC, IESA e Camargo Correa Participações. O final do processo simboliza a consolidação de uma parceria de sucesso de longo prazo com a QUIP, iniciada em 2010 com o fornecimento de um módulo similar para a plataforma P-63.

"O diferencial tecnológico que levou ABB a ganhar mais um projeto da Petrobras está na nossa capacidade em entregar um módulo completo, com todos os equipamentos operando de forma integrada, além de cumprir as exigências de significativa participação de conteúdo local. A presença da ABB no Brasil e capacidade de gestão multidisciplinar das nossas equipes também foram fatores determinantes", afirma Paulo Sales, gerente de Vendas de E&P da ABB.

"A tecnologia da ABB nos permitiu alcançar um elevado nível de integração entre todos os equipamentos que compõem a e-House. A maior parte deles é produzida pela ABB no Brasil, em conformidade com os rigorosos padrões tecnológicos da empresa", comenta Wellington Cintra, gerente de Unidade de Negócios da ABB.

"Conseguimos cumprir o desafio de atingir o nível de conteúdo local exigido e atingir excelência tecnológica, a custos muito competitivos, o que nos coloca em uma posição muito boa no mercado", diz Renato Martins, gerente de Eletrificação da ABB.

Nos últimos dois anos, a ABB conquistou oito das nove concorrências que participou com a Petrobras como usuário final, fornecendo e-Houses ou equipamentos para os campos de Tupi, Guará, Tupi Nordeste e Peregrino, além de duas propostas para a plataforma P-63 e agora para as P-58 e P-62. Isso posiciona a ABB na liderança no fornecimento de sistemas de eletrificação para plataformas FPSO e numa condição favorável para tirar proveito de todos os investimentos potenciais que irão ocorrer com o desenvolvimento do Pré-Sal brasileiro.

Perfil-A ABB [www.abb.com] é líder em tecnologias de energia e automação, proporcionando aos clientes industriais e de concessionárias a melhoria da performance energética, reduzindo impactos ambientais. O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 130 mil funcionários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira