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05/10/2011 - 09:49

Saraguato rompe a barreira de agência de marketing promocional e anuncia novo conceito de atuação

A definição de "agência de marketing promocional" não cabia mais na proposta de trabalho da Saraguato, que nasceu para fazer ações de degustação no cinema, e hoje anuncia: nem ATL, nem BTL. A partir de agora é Saraguato WTL, uma agência sem limites, sem definições, sem linhas.

No dia 03 de outubro (segunda-feira), quando os funcionários da Saraguato chegaram para trabalhar tiveram uma surpresa: nova logomarca na parede, papelaria diferente, blog com outro layout. As mudanças externas apenas materializam um novo conceito - WTL – Without The Line - que, a partir de hoje, passa a definir o posicionamento da Saraguato.

“O consumidor mudou, o mercado mudou e a publicidade não pode ser uma exceção. Hoje, atingir o consumidor não é mais tão fácil e não se resolve apenas com um comercial na TV, um spot no rádio, um site ou uma promoção no ponto de venda. Temos acompanhado essa transformação e percebemos que não há lugar para as limitações impostas pelos modelos ATL (Above The Line) e BTL (Bellow The Line)”, diz Alexandre Petrosino, diretor geral da Saraguato. “Se existe uma linha que rege o nosso mercado, queremos estar fora dela. Queremos causar reações, independente do formato ou da abordagem, e não ter limitações”, justifica.

Segundo Petrosino, com a nova assinatura WTL, a Saraguato oficializa um conceito que já aplica na prática, mas que estava camuflado pela autodefinição de agência de marketing promocional especializada em BTL. “Faz tempo que deixamos de ser e fazer só isso”, diz o diretor geral, lembrando que a Saraguato foi criada em 2007 para promover ações promocionais em cinemas. “Nosso foco era muito mais tático do que conceitual. O cliente solicitava a ação e a Saraguato implantava”, conta.

Mas, lembra Petrosino, isso era pouco para a filosofia, a visão e as competências da equipe. Assim, aos poucos, a Saraguato deixou de oferecer apenas uma solução tática para cada briefing recebido. “O sucesso de um projeto para exposição e fixação de marca depende da combinação de várias estratégias, e passamos a criar ferramentas para todos os momentos do processo. O que era para ser apenas um coller no ponto de venda, transformou-se em uma peça interativa, inovadora e única. De repente, uma ação na praia deu lugar a uma ilha, e um sampling no dia dos namorados acabou em uma rua inteira cor de rosa”, recorda referindo-se a Aquarius Fresh, Ilha de Club Social e Pink Street - Sonho de Valsa, respectivamente.

WTL – mais que uma sigla um compromisso de especialistas:a evolução da Saraguato para um cenário sem a divisão entre os mundos ABL e BTL aconteceu de forma natural. As demandas aumentaram, assim como a equipe e a cartela de clientes. Em quatro anos, a Saraguato passou de quatro funcionários para cinquenta, que hoje ocupam todo um andar de um prédio em uma das regiões mais valorizadas da capital paulista. Sua carteira de clientes também cresceu. Hoje, a Saraguato atende a AMD, Femsa, Heineken, Kraft Foods Brasil (Club Social, Sonho de Valsa, Bis, Lacta e Trident), K&S (Philadelphia, Mini Philadelphia), NC Games, entre outros.

Além de criar, planejar e executar ações de ativação, degustação, sampling, blitz, visibilidade e guerrilha, a Saraguato realiza eventos e desenvolve projetos específicos às necessidades de cada cliente, incluindo marketing digital. O case da Ilha Club Social é um bom exemplo da vocação da agência para desenvolver ações amplas. Em 2009, a Saraguato criou todo o conceito de uma ação que até hoje é lembrada pelos frequentadores do Guarujá-SP. Para promover o lançamento do biscoito Club Social Recheado, da Kraft Foofs Brasil, foi criado uma ilha artificial de 700 m² na praia da Enseada, que mobilizou milhares de banhistas por todo o verão, com atrações como um toboágua, bandas musicais, sessão de massagem, totem de fotos, blitz ao longo da orla distribuindo amostras do produto e ingressos para quem acertasse perguntas relacionadas à marca, entre outras.

“Essa experiência nos mostrou que a Saraguato podia ir além do que os termos ATL e BTL sugerem. São siglas que não significam praticamente nada, mas segmentam tudo.”, raciocina Petrosino. Segundo ele, uma agência não precisa ser especializada, mas as pessoas que nela trabalham podem ser especialistas. “Com um especialista em cada área, podemos ter uma agência sem limites, sem definições, sem linhas”,

Sintonizado com o novo posicionamento da Saraguato, o time de especialistas hoje mescla profissionais da casa com recentes contratações. Entre os profissionais há pouco contratados pela Saraguato estão Marcelo Riva, produtor master (17 anos de atuação em Marketing Promocional, Trade Marketing, Planejamento Logístico e Produção de Eventos, com passagens pelas agências Bullet, Power 4, New Style, Promova e Agita Brasil) e Diego Prado, coordenador geral de ações em PDV (há mais de dez anos no mercado, especialmente nas áreas de coordenação e produção de ações promocionais, em agências como SD Comunicação, Motivare, Calia, Krayon, Agita Brasil e Cris Rochi, diretora de contas (com mais de 15 anos de experiência em marketing promocional e passagens pela Sight Momentum, Emigê Comunicações, Pepper e New Style); Pedro Campos, executivo de contas ( 13 anos de experiência em marketing promocional adquirida em agências como SD Mkt Promocional, DR Marketing, Criacittá Marketing Cenográfico), Raphael Nobre, executivo de contas(no mercado há 11 anos e passagens por Volume 4 Publicidade, ngrupo//CHP, DPZ e Loducca), e Tatiana Zago, executiva de contas (com experiência de 10 anos nas áreas de nas áreas promoção, eventos, marketing e vendas adquirida na Agita Brasil, b!Ferraz Brand Experience e ML Promoções. Para ações nas redes sociais, cada vez mais indispensáveis para amplificar ações de ativação, a Saraguato conta com Raphael Yuri.

O novo conceito de atuação da Saraguato também tem o suporte de uma nova identidade visual, criada pelo diretor de arte, Roney "Rufus" Camelo. A partir de agora, a empresa passa a assinar Saraguato WTL, reforçando o seu posicionamento como agência sem amarras com as tradicionais linhas do mercado publicitário. O redesenho da logomarca sintetiza o pensamento da agência. “Queremos que o mercado nos veja como aquilo que somos: uma agência formada por uma equipe multidisciplinar, com liberdade para criar, capacidade para executar, ousadia para se envolver e competência para entregar gerar o melhor ROI para nossos clientes”, finaliza Petrosino que está na Saraguato desde sua fundação, já respondeu pelas áreas de atendimento e planejamento e recentemente assumiu a direção geral.

Perfil da Saraguato WTL – Criada em janeiro de 2007, inicialmente com foco no mercado promocional, reposicionou sua marca, imagem e atuação em 2011, criando o conceito WTL (Whitout The Line). Com sede em São Paulo, realiza ações de relacionamento, eventos, promoções, campanhas em pontos de venda e nas redes sociais entre outras atividades de uma agência sem limites para criar, planejar e executar. Entre seus clientes estão AMD, Femsa, Heineken, Kraft Foods Brasil (Club Social, Sonho de Valsa, Bis, Lacta e Trident), K&S (Philadelphia, Mini Philadelphia), NC Games, entre outros. [ http://saraguato.wordpress.com].

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