Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2007 - 09:17

Empresa incubada em Florianópolis apresenta tecnologia na Europa

Sistema de simulação acústica computadorizada, desenvolvido por pesquisador catarinense, é levado para congresso internacional em Madri.

Um simulador de ambientes capaz de prever o comportamento acústico epermitir aos engenheiros e arquitetos ouvir as reações sonoras que as edificações terão, antes mesmo de serem construídas. Essa é a grande novidade brasileira que será apresentada no 19º Congresso Internacional de Acústica, evento que acontece em Madri entre os dias 2 e 7 de setembro.

Batizado de Canário, o sistema foi desenvolvido pelo pesquisador Márcio de Avelar Gomes, sócio da empresa Eco Acústica, incubada no Midi Tecnológico de Florianópolis. A grande novidade do simulador é a possibilidade de se “ouvir” projetos de construções, o que elimina significativamente os gastos para corrigir problemas futuros. “O princípio do programa está em prever o comportamento acústico de um ambiente desenhado e projetado em computador, como qualquer projeto de engenharia ou arquitetura. O Canário prediz parâmetros pertinentes ao projeto acústico de ambientes fechados e permite que se ouça como será o comportamento sonoro em salas de cinema, teatros, auditórios, entre outros”, explica Gomes.

Tecnologias similares já são utilizadas em países desenvolvidos, como Suécia, Alemanha e Dinamarca. A idéia de desenvolver o sistema no Brasil repercute, sobretudo, em economia, tanto em relação à aquisição da tecnologia por arquitetos e engenheiros brasileiros quanto na eliminação de prejuízos causados por erros durante a construção. “Quando planejado junto com a planta da construção, o projeto acústico representa de 5% a 10% do custo total da obra. Entretanto, quando se tem que corrigir um erro resultante do mau planejamento acústico, esses valores aumentam muito”, completa Gomes.

Entre os locais que mais necessitam de reformas após a conclusão da obra estão auditórios, cinemas e salas de aula. “Além da inteligibilidade ficar comprometida, entre outros problemas, o mau planejamento pode afetar a saúde. Em professores, por exemplo, a saúde vocal fica muito comprometida. Em ambientes industriais e urbanos, a falta de planejamento pode causar perda auditiva, estresse e distúrbios do sono entre trabalhadores”, afirma.

O sistema Canário é parte de um projeto de simulação acústica desenvolvido por Gomes dentro da Unicamp e financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Na próxima semana, um artigo sobre os resultados alcançados, escrito em conjunto com pesquisadores de Lisboa, será apresentado em outro seminário, desta vez em Sevilha. Apesar das etapas de pesquisa e desenvolvimento terem acontecido, por três anos, em São Paulo, o produto passará a ser comercializado em Santa Catarina, através da Eco Acústica. “Santa Catarina é um polo tecnológico nacionalmente reconhecido e, mesmo desenvolvendo o sistema em São Paulo, continuei com outros projetos aqui. Estar dentro de uma incubadora de empresas de tecnologia também nos auxilia muito”, explica Gomes.

A empresa - A Eco Acústica é uma empresa que desenvolve projetos e presta serviços nas áreas de vibração, acústica e controle de ruídos. A empresa desenvolve projetos acústicos residenciais, comerciais e industriais, avalia o desempenho acústico em ambientes construídos e realiza laudos e medições acústicas. Atualmente, a empresa está incubada no Midi Tecnológico de Florianópolis, entidade mantida pelo Sebrae / SC e gerida pela ACATE – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia. Mais informações sobre os produtos desenvolvidos pela empresa pode ser obtido no site www.ecoacustica.com.br.| *Núcleo de Comunicação da Incubadora MIDI Tecnológico Rua Lauro Linhares, 589, 3º andar. Florianópolis - SC. CEP 88036-001

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira