Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/10/2011 - 10:25

Mauro Ventura fala sobre a obra do seu pai na Biblioteca Nacional

Mauro Ventura é repórter especial do Segundo Caderno do Globo, onde assina ainda a coluna "Dois cafés e a conta" na Revista O Globo.

O próximo Quarta às Quatro retrata a vida e as crônicas do escritor Zuenir Ventura. E para falar da obra e da intimidade desse autor e personagem da cena carioca, o curador Vitor Iorio chamou o filho, Mauro Ventura. Zuenir é mineiro, mas mora no Rio de Janeiro há muito, casou e criou seus filhos aqui. Vivenciou o Rio romântico, a luta contra a ditadura e a transformação do que antes era a capital do país em uma das grandes metrópoles do mundo. Suas crônicas marcaram o cotidiano carioca e retrataram momentos marcantes na história do país. Em 1968 foi preso como subversivo e escreveu a obra 1968, O Ano Que Não Terminou.

.[O evento acontece no dia 05 de outubro (quarta-feira), às 16 horas,noo Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional , Rua Méxixo, s/ nº - Centro – Rio de Janeiro-RJ,e traz o tema De João do Rio a Drumond, a crônica da cidade. .Entrada franca].

Em seu sexto ano de atividades, o programa Quarta às Quatro na Biblioteca Nacional tem novo tema para 2011: “De João do Rio a Drummmond, a crônica da cidade”. Entre 3 de agosto e 7 de dezembro, um escritor, cronista, pesquisador ou crítico literário apresentará, semanalmente, uma crônica falada da cidade ou falará sobre um grande cronista brasileiro. Veja abaixo a programação completa. Concebido por Vitor Iorio, jornalista e professor da UFRJ, o Quarta às Quatro é um programa de palestras semanais, realizado sempre às quartas-feiras, às 16 horas, no Auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional. O evento tem contado com a presença não só de pesquisadores e jornalistas como também de muitos estudantes universitários e alunos do Ensino Médio. Em 2009 e 2010, graças a uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação, o programa foi assistido por cerca sete mil alunos e 300 professores de escolas públicas do Estado. Turmas do Ensino Médio de escolas particulares também participam dos encontros semanais. (Antes de serem conduzidos ao auditório, todos os estudantes fazem uma visita guiada à Biblioteca Nacional).

Revisitar a crônica enquanto gênero narrativo e iluminar a cidade como tema são os principais objetivos do Quarta às Quatro 2011. O programa é também uma homenagem a dois grandes patronos do olhar agudo e poético sobre a urbanidade ? João do Rio e Carlos Drummond de Andrade.

A importância desta temática se dá em três esferas: no campo do resgate documental, no campo do jornalismo e no campo literário. Ao revisitar a crônica, gênero que nasceu nas páginas de jornal e de revista, o programa valoriza e dá visibilidade ao acervo da Hemeroteca da Biblioteca Nacional, o maior conjunto organizado de periódicos da América Latina. Paralelamente, num momento em que as cidades parecem inspirar tão somente notícias pessimistas sobre infraestrutura e segurança, o Quarta às Quatro deste ano oferece aos cronistas a cidade como foco de sua observação poética. Além disso, neste cruzamento entre jornalismo e literatura, o programa “De João do Rio a Drummond, a crônica da cidade” reabre a discussão sobre a importância literária da crônica, muitas vezes equivocadamente relegada à condição de obra menor.

Ao longo de cinco anos de atividades, muitas foram as contribuições dos encontros semanais realizados na Biblioteca Nacional. Ao final de 2009 o programa Quarta às Quatro lançou o livro “Conversas na biblioteca”, que reuniu as narrativas dos encontros de 2006 e 2007. Já em fase final de produção, o livro “Estudos comemorativos”, a ser lançado até o final deste ano, reúne as narrativas que comemoravam as efemérides de 2008.

A primeira etapa do “Quarta às Quatro” teve como tema “Leituras do contemporâneo” e reuniu um naipe de palestrantes e comentaristas em 16 quartas-feiras, entre 16 de agosto e 20 de dezembro de 2006. A segunda etapa teve como tema “Narrativas do cotidiano brasileiro”, reunindo narradores do mundo das artes e da cultura em 12 quartas-feiras, entre 12 setembro e 19 de dezembro. Na terceira etapa, intitulada “2008: Estudos comemorativos”, 26 palestrantes discorreram sobre 13 efemérides comemoradas naquele ano, entre 9 de abril de 3 de dezembro. A quarta etapa teve como tema “Jornalistas escritores e a realidade brasileira”, e contou com a participação de 53 narradores durante 27 semanas. A quinta etapa, que coincidiu com o bicentenário da Biblioteca Nacional, teve como tema “Livros vivos: histórias originais” e reuniu 32 depoimentos de jornalistas, professores e artistas em encontros que foram de 17 de março a 8 de dezembro. O evento tem entrada franca e é transmitido on line pelo Instituto Embratel através do site www.institutoembratel.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira