Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2011 - 09:31

Fundação Orsa defende valorização de trabalho assistencial

A partir de sua experiência na gestão de projetos sociais, a entidade contribui para a melhoria das práticas socioassistenciais em encontro estadual.

A Fundação Orsa participa da VIII Conferência Estadual de Assistência Social, que reúne representantes do governo e sociedade civil em Águas de Lindóia, interior de São Paulo, entre os dias 05 e 07 de outubro. Wagner Santana é o responsável pela implementação de projetos socioassistenciais na entidade. Por conta do conhecimento que ele adquiriu ao longo de anos de atuação no terceiro setor, passou a ocupar a vice-presidência do Conselho Estadual de Assistência Social. Suas qualificações lhe renderam a coordenação da mesa de trabalho desta conferência, que tem como objetivo consolidar a valorização dos trabalhadores e a profissionalização da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Em sua primeira edição realizada fora da capital paulista, como forma de disseminar as práticas de políticas públicas em localidades que pouco conhecem tal conceito, a conferência em Águas de Lindóia é uma oportunidade de expandir a discussão. “Com isso, descentralizamos as políticas públicas dos grandes centros e valorizamos o interior em acordo com o Sistema de Assistência Social”, afirma Santana.

Na ocasião, os representantes terão a oportunidade de debater as propostas elaboradas durante as conferências municipais e regionais, para que estas sejam levadas à VIII Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá em Brasília, no próximo mês de dezembro. As sugestões apresentadas no encontro na capital do País resultarão na efetivação de políticas públicas, de modo a construir um novo modelo de autonomia e qualificação dos serviços públicos e privados.

Valorização do trabalho social-Já que o destaque do encontro é valorização do trabalho social, a Fundação Orsa presenteará os participantes com bolsas ecológicas confeccionadas por grupos produtivos. O apoio da entidade a esses grupos está focado no ensino de atividades que gerem renda, promovendo a capacitação e empreendedorismo de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Com a iniciativa de capacitação, moradoras da cidade de Suzano, aprendem e confeccionam, em oficinas de costuras, os mais diversos artigos artesanais. A Fundação Orsa insere as mulheres na metodologia de incubação, que consiste na aprendizagem do ofício, capacitação profissional e desenvolvimento empreendedor. Durante o processo de aprendizagem, o material produzido pelo grupo é comercializado e gera retorno para investimentos em matéria-prima, novas turmas e até mesmo renda para a própria aluna.

Os produtos artesanais levam sustentabilidade como premissa e contam com o apoio da entidade para receber encomendas para fabricação de novos artigos promocionais e brindes corporativos.

.[VIII Conferência Estadual de Assistência Social, de 05 a 07 de outubro (quarta a sexta-feira),no Hotel Vacance,Av. das Nações Unidas, 1374 - Águas de Lindóia / SP].

Um pouco sobre a Fundação Orsa- Criada em 1994, a Fundação Orsa é a empresa social do Grupo Orsa e já atendeu cerca de 6,8 milhões de pessoas no Brasil. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve programas, projetos e serviços socioassistenciais, abrangendo ações em quatro frentes de atuação: desenvolvimento social, econômico, ambiental, além da gestão.

Por meio do desenvolvimento social integrado, a Fundação Orsa cria modelos de sustentabilidade socialmente eficientes que podem ser replicados por parceiros e poder público, multiplicando o alcance e o impacto dos resultados na sociedade. A principal fonte de recursos da Fundação é a doação de até 1% do faturamento bruto anual das empresas do Grupo Orsa.

Grupo Orsa-Uma das principais organizações brasileiras nos setores de madeira, celulose, papel e embalagens, com atuação também no mercado de produtos florestais não madeireiros, o Grupo Orsa traz a sustentabilidade como eixo de sua estratégia de negócios. É referência mundial em manejo sustentável de floresta tropical nativa por suas operações em 545 mil hectares na região Amazônica do Vale do Jari, localizado entre os estados do Pará e do Amapá.

As empresas do Grupo - Jari Celulose, Papel e Embalagens; Orsa Florestal; Ouro Verde Amazônia e Fundação Orsa - atuam de forma integrada, em linha com o conceito internacional dos 3Ps (People-Pessoas, Profit-Lucro e Planet-Planeta), incorporando modelos de ação economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira