Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2011 - 09:31

Statoil estuda mais uma FPSO para expandir Peregrino

Rio de Janeiro- As descobertas de petróleo que a norueguesa Statoil realizou recentemente na bacia de Campos estão levando a empresa a planejar uma nova plataforma do tipo FPSO para o Brasil, afirmou o engenheiro de Produção da companhia, Alexandre Bollinger, nesta quarta-feira.

A petroleira estuda ampliar o sistema de produção já existente no campo de Peregrino, que já produz óleo a partir de uma plataforma. Para dar conta das novas reservas que têm descoberto terá de instalar mais uma, segundo disse o técnico a jornalistas após palestra na Offshore Technology Conference Brasil (OTC Brasil 2011), no Rio.

"Se estes resultados se confirmarem, será um projeto muito, muito grande", declarou Bollinger.

Bollinger informou que a companhia está produzindo 50 mil barris por dia no campo de Peregrino e o volume deve atingir 100 barris diários em 2012, o dobro da produção atual. A empresa começou a produzir petróleo por este campo em abril.

Perfurações "bem sucedidas" realizadas ao sul do bloco que deu origem ao campo de Peregrino, segundo ele, podem resultar na nova FPSO, que poderá ser vinculada ao sistema de produção já existente.

A Statoil informou em julho à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) descoberta de petróleo no campo de Peregrino, onde está perfurando mais dois poços, segundo Bollinger.

Outras três descobertas foram comunicadas à reguladora no bloco C-M-529 nos meses de junho, maio e abril. Os três indícios foram de petróleo.

Em abril, a Statoil já havia afirmado, em entrevista à Reuters, a possibilidade de expansão da área. Mas não foi mencionada a instalação de uma nova FPSO para compor o sistema.

Com base em duas descobertas, uma a sul e outra a sudoeste do campo de Peregrino, a empresa projetou em abril elevar em até 300 milhões de barris as reservas de petróleo na área, até então estimadas entre 300 e 600 milhões de barris.

A parceria com a chinesa Sinochem contempla também a área ao sul de Peregrino. A chinesa comprou 40 por cento de Peregrino por cerca de 3 bilhões de dólares.|.Sabrina Lorenzi/Reuteres.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira