Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2011 - 10:48

O Futuro a Deus Pertence


O Ateliê da Imagem Espaço Cultural promove no dia 07 de outubro (sexta-feira), às 19h, mais uma Sexta Livre. Desta vez o coletivo de fotógrafos O Estendal registra suas impressões sobre o amanhã na exposição O Futuro a Deus Pertence. Com curadoria de Patricia Gouvêa, o coletivo de fotógrafos pendura em um varal suas interpretações impressas em tecido, com diferentes olhares sobre o mesmo tema – baseados sempre em expressões populares. Das 12h às 22h o varal estará montado no espaço na Urca e, às 19h, haverá um bate-papo com o coletivo e projeções de fotografia e vídeo. O Ateliê fica na Av. Pasteur, 453, Urca, Rio de Janeiro.

No varal de “O Futuro a Deus Pertence” estarão 20 fotografias de tamanhos e formatos variados, que podem ser tocadas pelo público – criando uma forma de intimidade com a arte. “Da espiral à bolha-Aleph que pode conter o Mundo; das marcas que a pele guarda das crianças que fomos e dos velhos que seremos às árvores que observam a angústia das rupturas e reencontros; dos objetos esquecidos e ultrapassados pela tecnologia ao calendário que marcará o fim do Mundo – todas são partes que contém o todo, mas que só compreenderemos quando estivermos fora desta dimensão das aparências e, ao Seu lado, flanando sem o peso das horas”, explica Patricia Gouvêa, curadora desta edição, que estreou recentemente no OFF Paraty em Foco e que agora chega ao Rio.

Formado pelos fotógrafos Ana Paula Linhares, Ana Rodrigues, Daniel Chiacos, Henrique Andrade, Karin Lerner, Marcelo Abdo, Sílvio Moréia, Stella Mello, O Estendal convida para esta edição do projeto os amigos Alfredo Alves, Alle Vidal, Bernardo Cople, Carolina Pinheiro, Fatinha Costa, Kelly Lima, Leonardo Nicolay, Maria Tuca, Marcio Mitkay, Renata Buarque Roberto Müller e Sílvia Magalhães Pinto.

Estendal-Brincando com a ligação entre palavra e imagem, O Estendal traduz jargões da língua portuguesa. As ideias são impressas em tecidos que permitem o toque e literalmente penduradas em um varal, para degustação dos olhares curiosos em praça pública. Sem perder a individualidade dos autores, compõem um mosaico de diferentes interpretações sobre o mesmo tema proposto.

"Em plena praça envolvido por fotografias que balançam ao vento, como flâmulas interagindo com o espaço e com os transeuntes. O dialogo plástico com o mundo extrapola as paredes do museu e vem se misturar com a vida cotidiana. A cada varal o dialogo com a população vai ganhado outros contornos e o processo vai se enriquecendo. O autor e curador se vê confrontado com o insólito e isso enriquece o fazer fotográfico", conta o antropólogo e jornalista Milton Guran - coordenador geral do Foto Rio e realizador dos Encontros sobre Inclusão Visual do Rio de Janeiro – que assinou a curadoria de "Pinto no Lixo".

A idéia embrionária partiu da exposição “Por um Fio”, exibida em julho de 2010 na Praça das Amoreiras, em Lisboa, e desde então o grupo se dedica a apresentação tendo expressões populares como tema. Por um Fio, Salve-se Quem Puder, Diabo a Quatro, Pinto no Lixo e Pé na Jaca já passaram pelo Espaço Figura, Galeria do Convento, festival Paraty em Foco, Foto Rio, Praça São Salvador, Quinta da Boa Vista, Praia Vermelha, Afonso Pena, Praça Tiradentes, Largo do Machado, Praça XV, Edmundo Rego, no Grajaú e Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

Em abril de 2011 o varal “Salve-se quem puder” passou pelo centro de visitantes do "Monumento Estácio de Sá", no Parque do Flamengo, durante um mês de ocupação do grupo OPA!. Durante a intervenção urbana “Imagens do Povo”, que ocupou o recém pacificado Morro do Alemão em junho de 2011, os moradores da comunidade puderam conhecer o varal “Pinto no Lixo”, que foi exposto ao lado de projeções do “Foto Clube do Alemão” e dos projetos “Todo dia é dia de viver” e “ImPACtos”. As comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo também já foram palco do grupo, com ações no Solar Meninos de Luz.

Sexta-Livre- o Futuro a Deus Pertence: apresentação dos artistas de O Estendal: Ana Paula Linhares, Ana Rodrigues, Daniel Chiacos, Henrique Andrade, Karin Lerner, Marcelo Abdo, Sílvio Moréia, Stella Mello. Artistas convidados: Alfredo Alves, Alle Vidal, Bernardo Cople, Carolina Pinheiro, Fatinha Costa, Kelly Lima, Leonardo Nicolay, Maria Tuca, Marcio Mitkay, Renata Buarque, Roberto Müller e Sílvia Magalhães Pinto. Curadoria: Patricia Gouvêa.

.[Ateliê da Imagem Espaço Cultural, Av. Pasteur, 453 – Urca – Rio de Janeiro| Telefones: (21)2541-6930 e 2244-5660|www.ateliedaimagem.com.br .Entrada franca].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira