Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2011 - 10:48

Concrejato faz restauração do Palacete Linneo de Paula Machado

A Concrejato foi a empresa responsável pelo restauro dos vitrais, claraboia e grades do Palacete Linneo de Paula Machado. A empresa também fez uma limpeza especial nas fachadas do palacete. Líder nacional no setor de restauração de patrimônio histórico-cultural, a Concrejato usou sua experiência técnica e profissionais qualificados para recuperar o palacete, respeitando a obra e as origens desse símbolo da cidade do Rio de Janeiro. O restauro durou dois meses e envolveu 30 profissionais, entre eles, arquitetos, restauradores, carpinteiros, mestres e encarregados de obra.

Para o acesso às paredes externas do patrimônio, a Concrejato colocou no entorno da casa uma plataforma articulada que atinge até 25 metros de altura. Na fachada, a empresa optou pelo hidrojateamento e uso de sabão neutro para tirar as camadas de repintura e intervenções que o imóvel sofreu ao longo dos anos. Também preparou as paredes para receberem uma camada de revestimento. As grades metálicas das sacadas dos fundos do palacete foram limpas e escovadas, recuperando os detalhes em bronze e o brilho. As máscaras do Átrio foram restauradas, sendo que uma delas foi reconstituída. “Todos os frisos foram recuperados e as peças de mármore reintroduzidas aos seus locais depois de limpas e de receberem, em alguns casos, enxertos em partes faltantes. As estátuas metálicas também foram restauradas”, conta Ubirajara Mello, arquiteto e gerente comercial da Concrejato, que coordenou o projeto.

Nos vitrais, a Concrejato usou o procedimento padrão. Retirou todas as peças, mandou fabricar nos Estados Unidos as que estavam faltando e refez toda a estrutura de chumbo, que liga um vitral no outro. No telhado, a empresa fez a revisão geral das telhas, que são placas de ardósia, e das calhas. “É muito fácil perceber as diferenças entre o antes e o depois”, comemora Mello.

A Concrejato se orgulha de resgatar mais uma edificação de valor histórico, arquitetônico e cultural para o Rio de Janeiro.

Histórico do Palacete -O Palacete Linneo de Paula Machado foi projetado em 1910 pelo arquiteto Armando da Silva Telles, também responsável pelos projetos do Palácio Laranjeiras e do Copacabana Palace. Com dois mil m² de área construída e mais de seis mil de jardins, o palacete em estilo renascentista é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

Janelas nos telhados, que ventilam e iluminam a parte interna, remetem a castelos franceses. No hall da escada, um dos vitrais do início do século XX leva a assinatura do francês Charles Champigneulle. No segundo pavimento, instalado abaixo da claraboia, mais um vitral cujo autor é o italiano Gastão Formenti, de 1925.

Experiência em restauro do patrimônio histórico e arquitetônico -A Concrejato dedica-se ao restauro, reabilitação e modernização de edificações de interesse histórico e cultural, tombados ou não pelos órgãos de preservação. Sua estrutura contempla todas as fases de uma intervenção de restauro, desde a assessoria na elaboração de projetos beneficiados por leis de incentivos fiscais até testes e pesquisas de materiais e a execução da obra. Para isso, a empresa conta com uma rede de laboratórios próprios e equipe técnica permanente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira