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06/10/2011 - 10:59

Seu aplicativo móvel é um ‘Killer App’?

Desenvolver aplicativos para celulares não é como mágica. O primeiro passo a ser dado é definir o modelo de negócios e o público que você quer atingir. O que eu quero com o meu aplicativo, quem eu quero que o use, como ele vai ser acessado, se vai estar embarcado em um celular, se vai ser baixado via internet do próprio celular, quais plataformas quero atingir (Android Market, AppStore, OVIStore etc) são algumas perguntas e definições que precisam ser respondidas e estabelecidas antes de qualquer outra coisa.

Além disso, o modelo de negócios requer estudos confiáveis para embasar o sucesso e a rentabilidade desse aplicativo. Deve-se fazer um estudo em cada mercado e entender a competição. Logicamente que o ideal é fazer um aplicativo que se diferencie e possa eventualmente ser denominado de Killer App.

Hoje em dia, o AppStore é o mercado mais acessado, embora o Android Market já esteja se estabelecendo fortemente. Sem contar que o Android, além de ter a chancela do Google, cresceu vertiginosamente somente no último ano. Segundo dados da consultoria Canalys, o sistema passou a ser o mais vendido do mundo, desbancando o Symbian, que reinava solitário há dez anos.

Dados da ComScore confirmam o feito também para a plataforma do BlackBerry (RIM). Nos Estados Unidos, por exemplo, o sistema iOS da Apple está em 31,2% dos aparelhos smarphones contra 30,4% do sistema da RIM. O restante do mercado está crescendo para o lado do Android e espera-se alguma novidade com a Nokia usando o Windows Phone para os próximos 18 meses.

Antes de colocar muito dinheiro no desenvolvimento de um aplicativo, pense muito e reflita. Ache o seu nicho e se posicione fortemente. E não se esqueça que você pode até ter um Killer App na mão, mas todos têm que saber que ele existe. No próximo post vamos explorar um pouco sobre como trabalhar a visibilidade do seu novo app.

.Por: Augusto Bernardo, diretor de tecnologia da High Design ([email protected]).

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