Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/10/2011 - 09:54

Silicones ao extremo

Borrachas de silicones suportam de -65°C até +200° C sem sofrer perdas de suas propriedades originais.

Nem sempre a primeira impressão traduz a verdadeira qualidade dos diversos produtos que adquirimos. No caso das borrachas de silicone, por exemplo, conhecer as propriedades do produto é essencial para identificar seus benefícios. Isso porque, embora tenham aparência semelhante à de outras borrachas, as de silicone têm atributos específicos, tais como grande capacidade de alongamento e alta resistência a diferentes temperaturas e à deformação.

O principal diferencial dessas borrachas de alta performance é sua resistência às alterações de temperatura. Dependendo da formulação, elas podem suportar desde temperaturas de -65°C a +200°C sem sofrer perda de suas propriedades originais em condições extremas de temperatura.

Na indústria automobilística, os silicones são largamente utilizados em peças próximas ao motor, onde há maior propagação de calor. Segundo os membros da Comissão Setorial de Silicones da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química), a utilização de borrachas de silicone em coxims de escapamento, capas de velas e mangueiras, além de juntas de vedação de motor garante maior segurança para os motoristas, além de contribuir para a conservação do veículo.

O mesmo ocorre em barcos, motocicletas, caminhões, equipamentos industriais, máquinas de uso doméstico e até utensílios de cozinha, bem como em isoladores para linhas de transmissão de eletricidade. “Onde há necessidade de alta performance e confiabilidade, enfim, há - ou deveria haver - silicone”, resume Lucas Freire, coordenador da Comissão.

Resumindo, as borrachas de silicones são altamente eficientes quando o assunto é suportar variações de temperatura, mantendo a flexibilidade e resistência. É por isso que elas aumentam o tempo de vida útil da peças a que estão associadas e, assim, contribuem para a economia e para o meio ambiente, uma vez que reduzem a necessidade de substituição das peças e, consequentemente, os descartes no meio ambiente.

Perfil-A Comissão Setorial de Silicones da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) foi criada em 2000 para difundir conhecimentos sobre os benefícios da tecnologia do produto, promover sua imagem e defender políticas de investimento que incentivem a indústria brasileira. Ela é formada pelas empresas: Dow Corning, Bluestar Silicones e Wacker.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira