Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/10/2011 - 10:13

Confiança do Empresário do Comércio capixaba cai em setembro

Para a Fecomércio-ES, o mercado de trabalho e a proximidade das festas de final do ano ainda vêm sustentando o consumo até o final de 2011.

Após alta significativa no mês de agosto, a confiança dos empresários do comércio na Grande Vitória caiu em setembro, segundo números divulgados no dia 06 de outubro (quinta-feira), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

Apesar do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio na Grande Vitória ainda se encontrar no patamar de otimismo, em 129,6 (considerando que o índice varia entre 0 e 200, em que abaixo de 100 significa pessimismo e acima de 100 otimismo), a queda de 2,6% mostra que os efeitos da desaceleração da economia está sendo sentida pelo comércio.

“A queda foi puxada pela avaliação dos empresários em relação suas condições atuais e suas expectativas, que caíram 3,6% e 4,5%, respectivamente. As perspectivas menos confiantes dos empresários em relação a condição atual refletem a deterioração do cenário econômico”, afirma o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.

Dentro da avaliação sobre suas condições atuais, o que mais afetou o índice foi a análise sobre as condições atuais do setor comercial, na qual os empresários se mostraram menos confiantes.

O índice geral poderia ter sido mais afetado negativamente se não fosse o aumento nos investimentos. Com a proximidade das vendas de final de ano, os comerciantes continuam contratando e aumentando estoques. O Índice de Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) cresceu 1% cujo indicador de contratação de funcionários cresceu 6% e o de nível atual de estoques cresceu 8%.

Em relação ao futuro, a análise feita sobre as expectativas em relação à economia brasileira foi a que mais afetou o índice negativamente. O mercado de trabalho e a proximidade das festas de final do ano ainda vêm sustentando o consumo até o final de 2011. Para José Lino Sepulcri, é provável que os efeitos sejam sentidos mais fortemente em 2012, na qual se acredita que será um ano menos rentável em função dos impactos da crise nos países desenvolvidos.

Resultados ICEC: agosto-setembro 2011: Índice............................................Ago/11........Set/11...........(%)
Índice de Confiança de Empresários do Comércio (ICEC)............................133,1......... 129,6....... -2,6%
Índice das Condições Atuais dos Empresários do Comércio (ICAEC)......117,1...........112,9....... -3,6%
Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC)...........................164,5...........157,1...... -4,5%
Índice de Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC)......................117,7............118,9...... +1,0%
. Fonte: Pesquisa do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) (CNC-Fecomércio/ES),apurada mensalmente junto à 175 empresas comerciais na Grande Vitória.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira