Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/10/2011 - 10:43

Outubro Rosa terá a maior carreta da saúde do mundo

Iniciativa em função do Outubro Rosa, campanha pretende realizar dois mil exames de mamografia em unidade móvel.

Rio de Janeiro (RJ), Brasil – A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/SMSDC, a Philips e o Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde), anunciam hoje parceria para a realização de exames de mamografia na cidade durante todo o mês de outubro. A iniciativa se refere ao mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama. A expectativa é realizar cerca de dois mil exames na carreta do CIES e a Philips será responsável por toda estrutura e atendimento da unidade móvel, fornecendo material educativo e de conscientização. O atendimento será feito com hora marcada a pacientes com exames já solicitados que ganharão mais agilidade para o diagnóstico com a iniciativa.

Os exames serão realizados durante 20 dias, de 6 a 26 de outubro, das segundas-feiras aos sábados, das 7h às 17h em uma unidade móvel de saúde disponibilizada pela Philips para atender pacientes da rede municipal e que percorrerá três comunidades: Complexo do Alemão, Bangu e Santa Cruz. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), garantirá o encaminhamento para o tratamento pelo SUS de todas as pacientes que forem diagnosticadas com a doença. “Iniciativas como essa são importantes para garantir a saúde das cariocas e estão dentro da nossa política de saúde que prioriza a promoção e a prevenção”, afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

A unidade móvel, que realizará as mamografias, é a maior carreta da saúde do mundo e pertence ao Projeto CIES, que completou três anos de atuação em junho de 2011, levando atendimento em 10 especialidades diferentes para a população carente do país. Com 15 metros de comprimento, possui sistema que permite a abertura das laterais, ocupando uma área de aproximadamente 100m². O centro médico móvel foi criado pelo Dr. Roberto Kikawa, idealizador do Projeto CIES e vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2010. “Este ano já atendemos no Morro do Alemão e com a grande demanda de pessoas necessitando de atendimento médico, percebemos a importância de retornar. Com a Phillips, tivemos oportunidade de estar novamente no Rio de Janeiro e estender a nossa ação para outras comunidades, participando também do Outubro Rosa. Certamente será um sucesso”, declara Kikawa.

Para a campanha da Philips em sensibilização ao Outubro Rosa, a carreta foi completamente adaptada para as mamografias e para os cuidados com a saúde da mulher, com dois equipamentos de mamografia Philips e um equipamento de ultrassonografia, que realizará os estudos complementares de mamas e punções nas pacientes que tiverem indicação após a realização dos exames.

“A Philips tem tradição em oferecer iniciativas de grande relevância para as comunidades em todos os países em que atua. Escolhemos o caminhão do CIES para esse projeto por acreditar que é nosso dever ajudar no aumento de acesso à saúde no país. Estamos realizando uma campanha em comemoração ao Outubro Rosa pelo segundo ano consecutivo no Brasil, com a oferta de exames de mamografia gratuitos, o que reflete no nosso compromisso com a promoção da saúde da mulher. Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce e a visita regular ao médico para manter o controle sobre a doença”, comenta Victor Rocha, vice-presidente de Healthcare da Philips para América Latina.

Roteiro da carreta da saúde: 06 a 08/10 – Complexo do Alemão – Clínica da Família Zilda Arns (Estrada do Itararé, 951)| 10 a 15/10 – Santa Cruz – Policlínica Lincoln de Freitas Filho (Avenida Álvaro Alberto, 601) | 17 a 26/10 – Bangu – Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho (Av. Ribeiro Dantas, 571).

Iluminação ajudará a mobilizar a sociedade- A Philips promoverá ainda uma iluminação especial nos monumentos e espaços para estimular a reflexão sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para o tipo de câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. Serão iluminados de cor-de-rosa importantes monumentos por todo o país, como a Catedral de São Sebastião (RJ), o Teleférico do Complexo do Alemão (RJ), que é administrado pela Supervia, entre outros.

Outubro Rosa-O Outubro Rosa foi concebido em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA). O movimento global caracteriza-se por colorir de rosa – cor símbolo da luta contra o câncer de mama –, ambientes e espaços públicos. Tradicionalmente, o Outubro Rosa tem sido marcado pela iluminação de prédios e monumentos; pela pintura de muros, calçadas e bancos de praças; pela mudança de cor dos ambientes de sites de empresas e organizações em geral; e por ações de diversas naturezas para chamar atenção à causa. Mundialmente, a campanha já iluminou a Torre de Pisa, na Itália; o Arco do Triunfo, em Paris; a Casa Branca, em Washington; e as Pirâmides do Egito.

Em 2008 e 2009, o Brasil aderiu fortemente à campanha e foram iluminados o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; a Pinacoteca, em São Paulo; a Ópera de Arame, no Paraná; o memorial Juscelino Kubitschek, em Brasília; o Palácio Piratini, o Museu Iberê Camargo e a chaminé da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em 2010, a Philips realizou mamografias gratuitas na cidade de São Paulo em parceria com a Femama – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, o ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, e o INRAD/FMUSP - Instituto de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Perfil-A Carreta da Saúde, do Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) é um verdadeiro hospital sobre rodas. Com 15 metros de comprimento e dotada de um sistema automatizado que permite a abertura das laterais, atingindo uma área de aproximadamente 100 m². O centro médico móvel possui quatro salas de atendimento climatizadas e com equipamentos de diagnósticos de alta tecnologia, áreas de esterilização, bem como duas áreas de espera, banheiros e elevador para pessoas com dificuldade de locomoção.

A capacidade é de 9000 atendimentos por mês, em dez diferentes especialidades médicas, de acordo com as necessidades da comunidade visitada pelo CIES. Com a Carreta em diversos lugares do País, é possível desafogar o SUS, eliminando sua demanda reprimida, principalmente para exames médicos como endoscopia digestiva, colonoscopia, cirurgia de catarata, exames cardiológicos e diversos tipos de ultrassonografia. Todos os exames são realizados com modernos equipamentos, que podem ser comparados aos dos principais centros médicos de grandes capitais.

O método inova também pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa já chamou a atenção de países como Angola, Colômbia, Itália, Níger, Panamá e Venezuela.

O idealizador do Projeto, Roberto Kikawa, explica que o objetivo é levar atendimento médico de excelência para populações de alta vulnerabilidade social. Desde sua concepção, em junho de 2008, até hoje, 26 mil pessoas foram beneficiadas. De maneira sustentável e com foco na ajuda ao próximo, o Projeto CIES trabalha com profissionais remunerados, garantindo à população o envolvimento de médicos criteriosamente selecionados. “Além de qualidade no trabalho, é preciso ter o DNA do amor para participar, ou seja, dar atenção ao paciente”, diz o médico criador da Carreta, Roberto Kikawa.

Perfil-A Philips do Brasil é uma subsidiária da Royal Philips Electronics da Holanda e atua no País há 86 anos. Líder dos mercados locais de eletroeletrônicos, eletrodomésticos portáteis, produtos para cuidados pessoais, lâmpadas, aparelhos de raio x e sistemas de monitoramento de pacientes. Outras informações para a imprensa estão disponíveis no site da Philips do Brasil: www.philips.com.br.

Perfil-A Royal Philips Electronics da Holanda (NYSE: PHG, AEX: PHI) é uma empresa diversificada de saúde e bem-estar, com foco em melhorar a vida das pessoas por meio de inovações oportunas. Líder global em cuidados com a saúde, estilo de vida e iluminação, a Philips integra tecnologia e design ao prover soluções para as pessoas, baseadas fundamentalmente em pesquisas com consumidores e na promessa de marca “sense and simplicity”. Com sede na Holanda, a Philips emprega aproximadamente 120 mil funcionários em vendas e serviços em mais de 100 países. Com um volume de vendas de 22,3 bilhões de euros em 2010, a empresa é líder de mercado em soluções para cuidados cardíacos, cuidados com a saúde em casa, soluções eficientes em iluminação e novas aplicações de iluminação, bem como em produtos de consumo e estilo de vida para o bem-estar pessoal, com forte posicionamento em barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. [www.philips.com/newscenter].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira