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07/10/2011 - 12:18

MWM International apresenta tecnologia Euro VI no Congresso SAE Brasil 2011


Combinação de sistemas EGR e SCR será utilizada para atender a avançada norma de emissão de poluentes.

São Paulo- A fabricante independente de motores diesel líder no Mercosul já desenvolveu a tecnologia para atender a legislação de emissão Euro VI. Os protótipos testados e aprovados em dinamômetro no Centro Tecnológico da empresa possuem no motor os sistemas EGR (Exhaust Gases Recirculation), o NPF (NOx-Particulate Filter), uma combinação do aftertreatment SCR (Seletive Catalitic Reduction), com o DPF – (Diesel Particulate Filter), que resulta em um catalisador com filtro fechado para diminuição do material particulado (PM).

A tecnologia foi apresentada no 20º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade – realizado entre os dias 04 e 06 de outubro, em São Paulo -, com exposição do motor MaxxForce 3.2H Euro VI. De acordo com o gerente de Divisão de Desenvolvimento do Produto, Domingos Carapinha, o motor possui um sistema de combustão com tecnologia que o torna mais limpo, permitindo que os catalisadores atinjam o nível de emissão exigido. “Comparado ao Euro V, o propulsor Euro VI reduz em cinco vezes a emissão de NOx e em duas vezes a de material particulado. Os testes indicaram que o Euro VI, abastecido com o combustível de 10 ppm (parte por milhão), oferece benefícios como: redução no consumo de combustível, redução no abastecimento de ureia e melhor performance de emissões, que gera ganhos ambientais”, afirma o gerente.

…......................................................Euro V ….......................................Euro VI
Sistemas de Emissões.........Sistema EGR ou Sistema SCR.........Sistema NPF = Motor EGR + Aftertreatment SCR/DPF
Óxidos de Nitrogênio – Nox...............2 g/kWh.....................................................0.4 g/kWh
Emissões de Partículas - PM …........0,02 g/kWh............................................... 0,01 g/kWh

Com a nova tecnologia, que foi desenvolvida e aperfeiçoada em dois anos, a empresa pretende atender os mercados globais, sendo que já possui contrato para o fornecimento dos motores MaxxForce 3.2H e 7.2H na versão Euro VI para Daewoo, na Coreia do Sul. No Brasil, a previsão é que o Proconve P8, equivalente ao Euro VI, entre em atividade em 2016. Durante o período, a MWM INTERNATIONAL introduzirá a tecnologia em todas as famílias dos motores MaxxForce.

A companhia já está preparada para atender a fase P7 do Proconve – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, equivalente à legislação de emissão Euro V, que entrará em vigor no Brasil em janeiro de 2012. Antes de desenvolver o produto para o mercado nacional, a empresa também já comercializava no mercado externo.

MaxxForce 3.2H, Euro VI-O MaxxForce 3.2H foi desenvolvido com recentes tecnologias diesel, como os injetores centrais e verticais, o novo cabeçote 16 válvulas cross flow com comando único e o turbo de geometria variável Dual Axle, com comando eletrônico e roda de titânio, que proporciona maior durabilidade e robustez. Na versão Euro VI o modelo conta com o sistema EGR e a tecnologia NPF, uma combinação do catalisador SCR e DPF para atingir os patamares exigidos na redução da emissão de poluentes.

O MaxxForce 3.2H pode ser aplicado em caminhões leves, veículos urbanos de carga, miniônibus, microônibus, picapes, SUV’s e vans.

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