Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/10/2011 - 10:09

Transferência de tecnologia foi o mote do Pavilhão Norueguês

As 35 empresas e os integrantes das duas delegações, que somaram mais de 100 pessoas no Pavilhão Norueguês, sinalizam que mais além de produtos e serviços, há oportunidades de parceria entre os dois países, com transferência de tecnologia.

Rio de Janeiro- A participação norueguesa na Offshore Technology Conference (OTC) Brasil reforçou a parceria entre os dois países no que diz respeito à transferência de conhecimentos e desenvolvimento de tecnologias offshore. A despeito da distância e de sua pequena dimensão geográfica, Noruega é o sétimo país que mais investe no Brasil.

A diretora da agência governamental Innovation Norway, Reidun Beate Olsen, afirmou que os dois países estão cada dia mais conectados, com empresas norueguesas buscando maior inserção no mercado brasileiros. “A agência tem a função de abrir as portas, auxiliar as empresas norueguesas a entender a legislação do país, além de prestar serviços de consultoria para diversas ações, como a assinatura de acordos comerciais.

“Os dois países têm semelhanças e facilidade de se comunicarem quando o tema é tecnologia. Por isso, é melhor vir para o Brasil do que para a Índia e a China, por exemplo”, informa. Ela enfatiza que Brasil e Noruega, assim como empresas como a Statoil e Petrobras, estão sempre abertos a testar e desenvolver novas tecnologias, nos mais diversos segmentos.

Daí a participação, no pavilhão, de empresas de diferentes áreas, mas todas com foco no setor de óleo e gás. A Nature Oil & Gas AS, que está chegando ao Brasil em busca de parcerias, atua na área de tratamento de resíduos de perfuração de poços e de água produzida no processo de exploração e produção, além de prestar serviços técnicos.

Criada por um grupo de estudantes universitários, em 1999, a Nature desenvolveu um sistema de tratamento de água para plataformas que reduz a produção de efluentes gerados nas operação.

Composto por um coletor de água de processo, planta de tratamento químico e de monitoramento, o sistema propicia o reuso de água, reduzindo o volume de efluentes. “O sistema gera uma economia para o cliente e permite uma redução de até 95% no transporte de resíduos perigosos para a costa”, afirma Stig Keller, chairman da Nature Oil & Gas AS.

A Snap.tv já implantou quatro sistemas de comunicação integrados no Brasil em unidades da Ocean Rig, Halliburton, Dolphin – e até mesmo para a NASA, agência espacial norte-americana -, que possibilitam o monitoramento de plataformas in loco ou remotamente em tempo real. “O IPC-TV oferece segurança, bem-estar e informação para a tripulação”, concluiu Mikael Orsen. A empresa se prepara para se instalar no país em 2012 e já busca parceiros em potencial.| Aline Rodrigues.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira