Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/10/2011 - 10:48

Integração é a chave para enfrentar a crise mundial

Empresários e autoridades presente no 16º Meeting Internacional apontam pontos onde integração Brasil –Itália é possível.

“Pretendemos ser um parceiro a estimular a cooperação europeia, pois a solução para a crise passa pelo Brasil e pela Europa”. Foi assim que o embaixador do Brasil na Itália, José Viegas Filho, abriu sua participação no 16º Meeting Internacional, promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido pelo empresário brasileiro João Doria Jr., que acontece até dia 11, na Itália. Para uma platéia de empresários brasileiros e italianos, além de autoridades dos dois países, Viegas ressaltou que o Brasil é o mais ocidental dos Brics e que terá que passar por uma crise que não foi criada por ele.

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, foi enfático ao dizer que quem sustenta o crescimento mundial são os emergentes. “A crise é soberana e a União Europeia tem que ter agilidade na governança econômica”. Para Mercadante, “não teremos solução para a crise sem crescimento e, por isso, os países precisam se unir”.

Também falando em cooperação, o deputado Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados, afirmou que crises econômicas, financeiras e socais não devem ser encaradas como problema, mas como “oportunidades, caminhos para melhorar as relações, para encontrar alternativas criativas para sair delas”. “As crises podem e devem ser encaradas como oportunidades de mudança nas relações econômicas mundiais”, completa. Para Maia, o Brasil está num excelente momento, no entanto, “não seremos capazes de continuar a crescer se não estivermos conectados ao mundo e atentos aos países em desenvolvimento, empenhados e conectados com esta condição e é óbvio que precisamos estreitar relações com grandes países como a Itália”.

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que para os brasileiros, o medo do desemprego é hoje o menor de toda a série histórica da instituição. Em 2011, foram gerados 1,8 milhão de empregos. “A infraestrutura onde haverá mais oportunidades de crescimento, especialmente com a concessão de rodovias e aeroportos”, afirmou José Augusto Coelho Fernandes, diretor geral da CNI. “Estas são áreas onde os países da Europa possuem experiência”.

Meeting internacional: É uma iniciativa brasileira de reunir empresários, grandes corporações e governos de diferentes países com o objetivo de fortalecer relacionamentos e debater importantes questões, com temas de desenvolvimento econômico, social e ambiental. O Meeting Internacional é realizado anualmente e é o maior evento brasileiro fora do país.. A programação é composta por seminários, palestras, atividades de relacionamento, estimulando negócios e networking entre os CEOs e convidados. O evento já foi realizado na República Dominicana, Argentina, México, África do Sul, Aruba, Chile, Uruguai, Portugal e Colômbia.

LIDE - Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais possui oito anos de atuação, registrando crescimento de 700%. Atualmente são 826 empresas associadas (com os braços regionais), que representam 46% do PIB privado nacional. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira