Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2011 - 09:16

Muito mais que beleza

Hotelaria hospitalar busca além do conforto, proporcionar bem-estar e segurança

Tornar a estada no hospital um momento mais agradável e reconfortante de forma a auxiliar na mais rápida recuperação do paciente. Foi dessa necessidade que surgiu o conceito de Hotelaria Hospitalar. A consultora Maria Helena Peraccini, diretora da Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar e docente de cursos de graduação e pós-graduação de Gestão em Hotelaria Hospitalar e Administração Hospitalar, explica que no início, a atividade estava limitada à decoração e comodidade e hoje envolve recursos humanos e serviços de uma equipe multiprofissional. “Saímos da perfumaria e agregamos ações relacionadas ao atendimento, hospitalidade e humanização de forma a encantar e atender as necessidades e as expectativas do paciente”, explica a consultora.

A prática possui serviços complementares que se assemelham a um hotel. Porém, o objetivo é oferecer acolhimento, dedicação e respeito aos pacientes e familiares, sempre com o suporte de profissionais de extremo valor, da recepcionista ao corpo médico. Mas vale o bom senso. O bem-estar físico dos pacientes, enquanto internados, pode sim começar pelos quartos com medidas simples. Um kit de escova e pasta de dente e a visita de uma nutricionista já demonstram a preocupação com o paciente. Apesar de ser um conceito recente, já há avanços na área. Atualmente, uma preocupação constante se dá em torno do entendimento da forma de transmissão das doenças e infecções hospitalares e como a Hotelaria Hospitalar pode auxiliar nesta questão. Métodos eficazes de limpeza e desinfecção devem estar aliados a tecnologias que ofereçam uma contribuição adicional, principalmente onde não se vê, mas percebe-se a diferença no ambiente. “Não adianta apenas expor beleza e comodidade se a segurança fica em segundo plano”, afirma Maria Helena. A falha na limpeza dos ambientes, na esterilização de artigos, na técnica de limpeza e má higienização das mãos são atualmente as principais formas de contaminação do ambiente hospitalar, segundo a consultora Maria Helena.

É ai que podem fazer a diferença produtos e materiais de revestimento, que além de se harmonizarem perfeitamente ao projeto de decoração e bem estar, possuem o benefício adicional da proteção antimicrobiana Microban®. Já estão disponíveis no mercado painéis laminados e de MDF para a confecção de móveis, de divisórias e decoração; vernizes e pinturas especiais para madeira; revestimentos para travesseiros, estofados e colchões; interruptores; assentos sanitários e rejuntes de azulejo. A proteção antibacteriana Microban® proporciona uma superfície mais higiênica, uma vez que inibe continuamente a proliferação de bactérias e fungos. Como conseqüência da propriedade antimicrobiana, há um controle de odores e evita-se a formação de manchas perenes. A proposta da proteção não é de criar um ambiente estéril, mas de coexistir de forma equilibrada. “O objetivo é obter um controle na proliferação microbiana para diminuir os riscos de contaminação e aumentar a durabilidade dos produtos”, explica Karina von Staa, gerente de marketing da Microban® do Brasil. Além de contribuir para um maior padrão de higiene e prolongar o aspecto de novo por mais tempo, a proteção Microban® ainda facilita as tarefas usuais de limpeza das superfícies. [www.microbandobrasil.com ].

Perfil-A Microban® é uma multinacional norte-americana, líder mundial em tecnologia de soluções antimicrobianas, que utiliza ingredientes aprovados para contato seguro com pessoas, alimentos e animais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira