Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2007 - 07:49

78% das empresas brasileiras investem na análise de riscos em TI

Pesquisa da Módulo aponta ainda que o setor financeiro é o que demonstra maior empenho na adoção de medidas preventivas

São Paulo― A conscientização dos altos executivos é fator essencial para a segurança na área de Tecnologia da Informação das empresas e preparação no combate a perigos como vírus, spam, roubo de informações e invasão de sistemas, apontados como grandes causadores de perdas financeiras. Essa é a principal constatação da 10ª Pesquisa Nacional de Segurança da Informação, realizada pela Módulo, empresa especializada em tecnologia para Gestão de Riscos e líder em Segurança da Informação na América Latina.

Segundo o levantamento, a maior atenção dos diretores e gerentes aos problemas de segurança em TI favorece diretamente os investimentos das empresas para capacitação dos funcionários e a conseqüente tomada de medidas preventivas. O cenário é positivo: enquanto 53% das corporações consultadas já investem na formação de seus profissionais, outras 26% pretendem fazê-lo a médio e curto prazo. Mais de um quarto dessas companhias (28%) gastam acima de R$ 5 mil/ano por profissional, enquanto 19% despendem até R$ 2 mil/ano. Os setores que possuem maior número de profissionais com certificações de segurança são os de Telecomunicações e o Financeiro.

Uma boa política de segurança da informação oferece, entre outras vantagens, proteção contra vazamento de informações confidenciais e/ou proprietárias, bloqueio de ameaças externas como ataques de crackers e aumento da segurança física. Ainda de acordo com a pesquisa, a análise de riscos é feita por 78% das empresas . Com relação às empresas que fazem esse monitoramento, a grande maioria - 70% - considera que os resultados são úteis para acompanhar as vulnerabilidades. O setor financeiro, mais uma vez, é apontado como o que mais se preocupa com os riscos de TI: 54% das empresas usam ferramentas e metodologias formalizadas.

Durante a 10ª Pesquisa Nacional de Segurança da Informação foram ouvidos cerca de 600 profissionais da área de TI que atuam em empresas privadas, públicas e de economia mista de setores como Governo, Financeiro, Informática, Indústria, Serviços, Telecomunicações, Comércio, Educação, Energia Elétrica, Saúde e Mineração, entre outros.| http://www.modulo.com.br/pdf/10a-pesquisa-nacional-pdf.zip.

Sobre a Módulo – A Módulo é uma empresa brasileira, com sede no Rio de Janeiro e alcance internacional, especializada em tecnologia para Gestão de Riscos. Atua nas áreas de software e consultoria, oferecendo, há 22 anos, soluções inovadoras.

Nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, a Módulo foi a fornecedora do software Risk Manager, tecnologia para gestão de riscos que apoiou a prevenção, monitoramento e controle de incidentes e crises durante todo o evento.

Primeira empresa de segurança da informação no mundo certificada ISO 27001, e ISO 9001 desde 1998, a Módulo conta com clientes de todos os setores, tendo participado de projetos internacionalmente reconhecidos como as eleições eletrônicas brasileiras, a entrega de imposto de renda via Internet e o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Dentre os prêmios recém-conquistados destacam-se o Microsoft Partners Awards (Categoria Excelência em Gestão de Segurança) e o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica (Etapa Região Sudeste). | www.modulo.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira