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11/10/2011 - 10:23

Consumo de artigos infantis deve movimentar R$ 26,2 bilhões em 2011

De acordo com o Pyxis, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência, maior potencial é o de roupas infantis, que deve movimentar R$ 16,17 bilhões.

São Paulo– O Dia das Crianças é uma data importante para o varejo e costuma movimentar principalmente as lojas de vestuário, calçado e brinquedo. O IBOPE Inteligência, por meio da ferramenta de dimensionamento de mercado Pyxis Consumo, mostra que o potencial de consumo previsto para 2011 no setor de vestuário infantil é de R$ 16,17 bilhões, no de calçado infantil é de R$ 4,75 bilhões e no de brinquedos, de R$ 5,26 bilhões.

O levantamento aponta ainda que a média de consumo per capita para vestuário infantil é de R$ 99,26, seguida de brinquedo, com R$ 32,34, e calçado, com R$ 29,20. A região do país com maior potencial de consumo (em volume financeiro) para os três é o Sudeste.

Vestuário Infantil-O segmento social que apresenta maior potencial de consumo em vestuário infantil é a classe C (42,50%), onde a expectativa de movimentação é de R$ 6,85 bilhões.

Individualmente, brasileiros da região Sudeste são os que deverão gastar mais com este tipo de produto, R$ 113,16 (consumo per capita). Esse valor é superior à média nacional, que é de R$ 99,26. Também ficam acima da média as regiões Sul (R$ 111,99) e Centro-Oeste (R$ 103,42). O Norte e o Nordeste apresentam um consumo per capita menor do que o do Brasil, R$ 83,31 e R$ 68,44, respectivamente.

Brinquedos-Ao analisar o potencial de consumo do brasileiro com relação a brinquedos, o Pyxis mostra que a classe B é a que apresenta maior potencial (46,89%). Essa classe conta com cerca de 12 bilhões de domicílios no país e deve gastar com a compra de brinquedos aproximadamente R$ 2,47 bilhões em 2011. Já a classe C, que apresenta o dobro de domicílios, 25 bilhões, deve movimentar R$ 1,77 bilhão.

Calçados-De acordo com o Pyxis, o potencial de consumo para calçados infantis em 2011 é da ordem de R$ 4,75 bilhões. A classe C, novamente, é a que apresenta maior potencial de consumo: 43,18%, ou R$ 2,05 bilhões. Em seguida aparece a classe B, com R$ 1,81 bilhão, ou 38,23% do potencial de consumo.

O gasto per capitais, no Brasil em calçados infantis é de R$ 29,20. Com exceção do Norte (R$ 24,75) e Nordeste (R$ 20,12), as outras regiões apresentam potencial de consumo superior à média nacional: R$ 33,08 (Sudeste), R$ 34,14 (Sul) e R$ 29,25 (Centro-Oeste).

Perfil-O Pyxis é uma base de dados que apresenta o potencial de consumo (demanda) por grupo de produtos de todos os municípios brasileiros. Esta base permite ao usuário identificar diferenças entre os 16 setores disponibilizados, as quatro classes socioeconômicas (A, B, C, D/E) e os 50 grupos de produtos.

Perfil-O IBOPE Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor. |.Siga-nos no Twitter: @grupoibope.

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