Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2011 - 10:23

Estudante catarinense é Ouro em torneio internacional de educação profissional


Natã Barbosa foi o primeiro colocado em web design. Outros dois representantes do SENAI de Santa Catarina ficaram entre os cinco melhores. Todos são de Joinville.

Florianópolis - O estudante catarinense Natã Barbosa, do SENAI de Joinville, conquistou o ouro na ocupação de web design do World Skills 2011, o torneio internacional de educação profissional, encerrado neste domingo em Londres. Leandro Duarte Machado e André Luiz Peripolli, também de Joinville, classificaram-se como a quinta melhor dupla do mundo em robótica móvel. Por terem superado a marca de 500 pontos, os dois ganharam a medalha de excelência.

O evento reuniu 944 competidores, de 51 países, em 41 ocupações. Os competidores foram desafiados a realizar atividades típicas de suas profissões e foram avaliados pelo conhecimento, habilidades, atitudes, capacidade de planejamento e de aproveitamento de recursos e de tempo que apresentaram. No caso de Natã, ele e seus adversários tiveram que desenvolver sites para internet, do desenho da página à programação, atendendo especificações pré-estabelecidas pela organização. André e Leandro tiveram que realizar uma programação do robô móvel.

Para o presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, que acompanhou o evento, as medalha coroaram o esforço e a dedicação dos estudantes. "O World Skills reúne os melhores de cada país em cada ocupação e é uma competição dificílima", salienta Côrte. Representado pelo SENAI, o Brasil conquistou 11 medalhas no 41º World Skills, sendo seis de ouro, três de prata e duas de bronze, além de 10 medalhas de excelência. Dos 25 brasileiros, 21 receberam premiação. A delegação ficou com a segunda melhor média de pontuação por medalha, atrás apenas da Coréia do Sul, e a terceira melhor média de pontuação (total de pontos dividido pelo número de competidores), atrás apenas de Coréia e China. O SENAI também apresentou a candidatura brasileira para sediar a competição em 2017.

1. Ouro catarinense no World Skills: Natã entra para a história da educação profissional de Santa Catarina como o primeiro catarinense a conquistar uma medalha de ouro no World Skills. Esta foi também a quarta edição consecutiva que estudantes do SENAI de Santa Catarina conquistam uma medalha na competição. As medalhas anteriores foram bronze, em 2005, na Finlândia na ocupação de Redes de Computadores, com Paulo Alberto Violada, de Florianópolis; prata em 2007, no Japão, em web desing, com Carla De Bona, de Criciúma; e bronze em 2009, no Canadá, também em Web Design, com André Luiz Martins Ramos, de Tubarão. Há três edições, portanto, Santa Catarina classificou seu representante e obteve medalha na ocupação de web design, sempre com estudantes de cidades diferentes.

O ciclo da competição começa com a etapa estadual, seguida da etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento. Os dois primeiros da fase nacional disputam as provas de índice, nas quais o que tiver melhor desempenho e se alcançar o índice mínimo, se classifica para o World Skills. Natã, Leandro e André conquistaram a etapa estadual, realizada em 2009 em Joinville e a nacional, em 2010, no Rio de Janeiro.

Um novo ciclo se inicia no final de outubro, coma etapa estadual sendo realizada durante o SENAI Casa Aberta, em várias cidades catarinenses. "O bom desempenho em Londres será uma motivação a mais para os competidores da fase estadual", salienta o diretor regional do SENAI/SC, Sérgio Roberto Arruda.

As medalhas catarinenses na história do World Skills: Ouro em 2011, em Londres, em Web Design, com Natã Barbosa, de Joinville| .Bronze em 2009, no Canadá, também em Web Design, com André Luiz Martins Ramos, de Tubarão| .Prata em 2007, no Japão, em web desing, com Carla De Bona, de Criciúma|. Bronze, em 2005, na Finlândia na ocupação de Redes de Computadores, com Paulo Alberto Violada, de Florianópolis.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira