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11/10/2011 - 10:34

BNDES financiará construção de navios de apoio offshore, investimentos de US$ 226 milhões

Entre os méritos do projeto, destacam-se o desenvolvimento e a capacitação tecnológica de estaleiros com a construção de navios de grande porte e com alta tecnologia; e a manutenção de cerca de 1,4 mil empregos durante a construção.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de US$ 226 milhões ao estaleiro STX OSV Niterói S.A. para a construção de três navios de apoio a plataformas de petróleo. As embarcações foram encomendadas pelo armador DOF Navegação Ltda. Com investimento total de US$ 390 milhões, o projeto integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e os recursos do financiamento são provenientes do Fundo da Marinha Mercante (FMM).

De acordo com a nota do banco, essas três embarcações vão suprir parte da demanda de navios de apoio offshore que prestam serviços às plataformas marítimas de petróleo na plataforma continental brasileira. Elas fazem parte do programa da Petrobras de ampliação e modernização da frota de apoio marítimo.

“O Grupo STX é um dos principais construtores especializados em navios de apoio offshore no País, não só pela experiência na construção dos cascos, mas também pelo alto grau de tecnologia embarcada”, sustenta a nota.

“Entre os méritos do projeto, destacam-se o desenvolvimento e a capacitação tecnológica de estaleiros com a construção de navios de grande porte e com alta tecnologia; e a manutenção de cerca de 1,4 mil empregos durante a construção”, complementa.

As embarcações são do tipo AHTS-18.000, identificadas por cascos PRO-30, PRO-31 e PRO-33. O AHTS (Anchor Handling Tug Supply Vessel) é uma embarcação de apoio a plataformas de exploração e produção de petróleo, que se destina ao manuseio de âncoras, reboque e suprimentos. Trata-se de uma das maiores e mais modernas embarcações de sua categoria já construídas no Brasil. Seu maior diferencial é o guincho, equipamento tecnologicamente sofisticado que propicia à embarcação uma capacidade de tração estática de 250 toneladas, bem acima da média do mercado, que é de cerca de 150 toneladas.

Com comprimento total de 93,5 metros e porte bruto de 4,2 mil toneladas, cada embarcação possui sistemas híbridos de propulsão, contando com instalações para dois motores principais do tipo diesel mecânico, assim como para dois motores principais do tipo diesel elétrico.

Entre os equipamentos dos navios a serem construídos, destacam-se sistemas de posicionamento dinâmico (DP-20), radar, navegador por satélite, piloto automático e de giro, ecobatímetro e rádio.

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