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12/10/2011 - 09:03

nova/sb vence prêmio Effie com case da nova/batata

Primeira agência pop up do Brasil, a nova/batata, é premiada na categoria "Sem fins lucrativos".

A nova/sb, agência comandada por Bob Viera da Costa e Silvana Tinelli, ganhou o prêmio Effie Awards Brasil, que consagra as grandes ideias que dão origem a estratégias de marketing e comunicação que alcançam resultados reais e tangíveis.

A nova/batata, primeira agência pop up do Brasil, criada pela nova/sb, foi premiada na categoria “Sem fins Lucrativos”. O case mostra os resultados do trabalho realizado entre os meses de abril e junho. Nesse período, a nova/batata prestou serviços de comunicação gratuitos para os pequenos comerciantes da região do Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, na capital paulista. Nela, 16 estagiários trabalharam com a orientação dos profissionais da nova/sb para atender aos mais de 30 clientes e ajudá-los, por meio da comunicação, a incrementar seus negócios.

“Esse é o prêmio desejado por todos os profissionais, pois valoriza além da criatividade a eficiência da comunicação, que é o que todo cliente espera de uma agência. A nova/batata fez bem para a nova/sb, fez bem para o negócio e auto-estima dos comerciantes e fez a gente repensar muita coisa. Fico muito orgulhoso", comemora Bob Viera da Costa.

A cerimônia de premiação será no dia 17 de outubro quando será conhecido o "Grand Effie", ou o melhor dos melhores entre os 13 concorrentes deste ano. A Effie Awards foi criada pela American Marketing Association (Ama) e no Brasil é representada pelo Meio& Mensagem há quatro anos.

Quem quiser conhecer o trabalho da nova/batata pode visitar a “Exposição Velho largo, nova batata”. Em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, até domingo, 16 de outubro, a mostra multimídia reúne vídeos, fotos e um totem interativo com as ações promovidas pela nova/batata.

O case-Com uma das mais intensas transformações urbanística já vista na cidade de São Paulo, o Largo da Batata é hoje uma confluência de terminais de ônibus locais e intermunicipais, além de transportes metroviário e ferroviário. Estas transformações afastaram a população da região levando muitos comércios a fechar. As dificuldades dos comerciantes eram quase idênticas: chamar a atenção de possíveis clientes e voltar a ter o seu público.

Assim, a equipe da nova/batata criou gratuitamente soluções aos varejistas da região e também auxiliou os clientes a negociar melhores condições com gráficas, empresas de internet, entre outros fornecedores envolvidos nas necessidades recomendadas pelos profissionais da agência.

Foram mais de 31 comerciantes atendidos e a criação de 56 logos para 26 clientes dos quais 19 aprovados; 16 planos estratégicos com reposicionamento de marca e cerca de 300 peças desenvolvidas (entre cartazes, web sites, adesivos, etiqueta para precificação, folhetos para cartaxi), quatro anúncios publicados nos jornais Folha de São Paulo e Agora São Paulo, dois jingles veiculados na Rádio Capital e textos para comunicadores e quatro filmes para a internet.

No final, ótimos resultados. Um exemplo é o armarinho Lojinha que ganhou logo, cartões de visitas, tabela de preços, sacolas e embalagens. Resultado: O faturamento total de julho de 2011 aumentou em 40%, comparado a julho de 2010, e também houve aumento de 48% na carteira de clientes. A Mari Máquinas, sem nenhuma cultura de comunicação, tinha como seu maior investimento a folhinha de final de ano. Com o desafio de potencializar a venda de máquinas, sua principal fonte de renda, a equipe da nova/batata sugeriu um reposicionamento da loja para algo cool, com foco em estudantes de moda e costura. Para renovar sua imagem e abrir uma possibilidade de trabalhar com esse público, foi desenvolvida uma nova identidade visual - clássica e vintage -, aplicada em cartão de visita, fachada, cartaz e um manual com dicas do seu Argemiro, dono da loja e especialista em máquinas de costura. Depois da ação a Mari Máquinas contabilizou aumento de 30% nas vendas.

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