Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/10/2011 - 09:55

Presidente do Rio 2016™ ressalta importância dos Jogos Pan-americanos para projeto Olímpico da cidade


A três dias do início dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, no México, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman, reforçou no dia 11 de outubro (terça-feira), a importância do segundo maior evento multiesportivo do planeta ao lembrar o papel que a realização dos Jogos no Rio de Janeiro, em 2007, teve para a vitória da candidatura Olímpica da cidade.

Durante apresentação do relatório de progresso da preparação para os Jogos Rio 2016™ à Assembleia Geral da Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA), em Guadalajara, Nuzman mostrou como os Jogos Pan-americanos de 2007 provaram ao mundo que o Rio de Janeiro era capaz de organizar eventos esportivos de grande porte e qualificaram a cidade a receber os Jogos Olímpicos de 2016.

Por causa dos Jogos Pan-americanos de 2007, o Rio foi a cidade candidata aos Jogos Olímpicos de 2016 que menos precisaria construir novas instalações esportivas, podendo se concentrar nas melhorias de infraestrutura há muito necessárias à cidade. Graças à utilizaçao de todos os equipamentos dos Jogos Pan-americanos de 2007, 47% das instalações do Rio 2016™ já existem (25% serão temporárias e apenas 28% terão de ser construídas).

Nuzman enumerou essas instalações, descrevendo a utilização que vêm tendo desde 2007 - o Estádio Olímpico João Havelange (que será a sede do atletismo em 2016 e hoje recebe jogos de três dos quatro grandes cludes de futebol do Rio e grandes shows musicais), o Parque Aquático Maria Lenk (local de treinos de nado sincronizado, natação e saltos ornamentais, além do Centro de Treinamento de Taekwondo e futura casa do Laboratório Olímpico Brasileiro), o Velódromo (que já recebeu competições de ciclismo, patinação, lutas, judô e levantamento de peso, além de ser local de treino para ciclismo e patinação), o Complexo Esportivo de Deodoro (que ostenta um dos mais modernos centros de tiro do mundo, um centro equestre de nível olímpico e um laboratório equino, além de já ter sediado cerca de 150 eventos) e a Arena Olímpica (administrada por uma das maiores empresas de eventos do mundo, seguindo os padrões de multifuncionalidade das principais arenas internacionais).

“Os Jogos Pan-americanos Rio 2007 deixaram como maior legado à cidade, ao Brasil e à América do Sul a conquista do direito de sediar os Jogos Olímpicos pela primeira vez”, explicou o presidente do Rio 2016™”, disse Nuzman. “Cada sede dos Jogos Pan-americanos tem seu próprio objetivo. A maior meta do Rio era a de sediar os Jogos Olímpicos e fomos felizes em atingi-la. Espero que Guadalajara consiga atingir as suas e tenho certeza de que realizará Jogos magníficos”, completou Nuzman.

A excelência dos Jogos Rio 2007 também foi reconhecida por aqueles envolvidos com a organização do Pan de Guadalajara, a começar por Emilio González Márquez, governador do estado de Jalisco, cuja capital é a cidade-sede dos Jogos deste ano.

“O Rio de Janeiro levou os Jogos Pan-americanos a um outro patamar, que é difícil de superar. Todos lembram de instalações como o Estádio João Havelange, de nível olímpico.”

Em seguida, o diretor geral do Comitê Organizador dos Jogos de Guadalajara (COPAG), Carlos Andrade Garín, fez outros comentários elogiosos. “Assim como o Rio marcou o antes e depois na história dos Jogos, esperamos que Guadalajara também ofereça a sua contribuição. Por causa dos Jogos do Rio, mudamos nosso plano inicial e, em vez de seis, resolvemos construir 23 instalações esportivas”, explicou.

Comitê Organizador Rio 2016™-O Comitê Organizador Rio 2016™ é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016™, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paraolímpico Internacional e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira