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12/10/2011 - 09:55

Umbro é líder em calçados para futebol no Brasil


Marca inglesa é a soberana na Pátria de Chuteiras.

Do ano passado para cá a Umbro triplicou sua participação de mercado passando de 6,7% para 19,3% em valor, deixando para trás marcas de peso como a Nike, por exemplo, que era líder e agora está em terceiro lugar; Topper, que permanece em segundo, além de Dal Ponte, Adidas, Puma etc.

Este salto da Umbro pode ser atribuído a diversos fatores. “O que está acontecendo é que a operação brasileira há dois anos vem acelerando o processo de reset da marca em completa harmonia com a matriz na Inglaterra. Melhoramos o mix de produtos, a prestação de serviços aos lojistas, a comunicação com o consumidor final”, explica Sylvio Teixeira, Diretor da Umbro Brasil.

No início dos anos 2000 a Umbro perdeu mercado, mas veio se fortalecendo. Entre 2004 e 2008 o avanço foi lento, como de jogador que acaba de voltar de contusão. Nestes quatro anos, cresceu 14%. No fim de 2007, a inglesa Umbro foi comprada pela americana Nike. Assim, desde 2010 mais efetivamente, a empresa vem passando por um processo de reset: revendo conceitos, logo e seu mix de produtos. Coincidência ou não, entre 2008 e 2011 a Umbro engrenou e conseguiu aumentar em 45% seu faturamento. “Estamos em um grande momento e vamos trabalhar para que ele perdure”, afirma Teixeira.

Entre todas as subsidiárias da marca no mundo, a unidade brasileira também é líder: é a que mais vende chuteiras no planeta, com cerca de 2 milhões de pares anuais. Nos outros continentes, a Umbro é mais forte na área de confecção, mas por aqui os calçados são o carro-chefe da companhia, respondendo por mais de 50% do faturamento. Os pares produzidos no Brasil são inclusive exportados para países da América Latina como a Argentina, por exemplo.

Licenciada para o Grupo Dass, um dos maiores grupos calçadistas e têxteis do País, a Umbro no Brasil tem sua produção de chuteiras dividida em três fábricas localizadas em Vitória da Conquista e Itaberada na Bahia e Ivoti no Rio Grande do Sul.

Embora tenha chuteiras na faixa de R$ 699 que são usadas por jogadores profissionais em todo o mundo, o carro chefe da marca inglesa no País são os calçados produzidos no Brasil com a qualidade fabril do Grupo Dass, que também trabalha com marcas como Fila e Tryon. Os calçados de modelos internacionais produzidos no Brasil são o grande diferencial da marca para que consiga atingir a relação custo x benefício que mais tem agradado os consumidores.

Os modelos líderes em vendas são as chuteiras Attak, Player e Prime League que custam R$ 99,90 (as duas primeiras) e R$ 94,90. “Estes modelos ganharam várias opções de cor na última coleção e isso impulsionou as vendas. Cores cítricas como o verde limão e tons fortes como vermelho, amarelo e até o rosa estão ganhando o gosto do público”, diz Teixeira.

Já pensando em 2012, a Umbro tem como meta pulverizar ainda mais a distribuição de seus calçados e alavancar as vendas em confecção, tendo sempre em seu foco o futebol. “A Umbro é a marca da cultura do futebol. Desde 1924, quando produzimos os primeiros uniformes em Manchester é que temos ligação com o esporte. Mesmo quando não vendemos chuteiras, bolas, uniformes ou camisas de time, estamos falando de futebol. Nossa coleção casual para o ano que vem com camisetas, pólos e jaquetas para serem usadas fora dos gramados, mas fará referência à Eurocopa, que será um dos grandes acontecimentos futebolísticos do ano”, afirma Sylvio Teixeira.

Perfil:Umbro, Ltda., uma subsidiária da Nike, Inc., é a marca inglesa focada no universo do futebol que inventou o sportswear. Hoje, a companhia combina sua herança na alfaiataria esportiva com o que há de mais moderno no futebol para criar roupas, calçados e equipamentos inovadores, que misturam desempenho e estilo. Para mais informações sobre a Umbro, visite: www.umbro.com

Grupo Dass -No Brasil, a Umbro é licenciada para o Grupo Dass, que está entre os maiores grupos calçadistas e têxteis do Brasil. Formado por dez unidades produtivas localizadas nas regiões Sul e Nordeste, além da Argentina, o Grupo Dass produz anualmente mais de 12 milhões de calçados e três milhões de peças em confecção, contando com 10.500 colaboradores. Além da Umbro, a empresa tem a gestão de outras marcas esportivas.

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