Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2007 - 08:02

Estabilizadores Náuticos: Será mesmo necessário passar mal e ter enjôos em alto mar?


Até mesmo os marinheiros mais acostumados às intempéries do mar tem que admitir que o desconforto sentido pelos passageiros de embarcações em cruzeiros em alto mar pode transformar a perspectiva de um passeio maravilhoso numa tortura de mal estar e enjôo, destruindo o prazer da viagem.

Engenheiros e arquitetos navais tem procurado desde épocas mais remotas projetar seus cascos com boas características de navegabilidade, mas somente nestes últimos anos chegou-se a uma solução definitiva para este problema.

O conceito é simples: duas aletas móveis instaladas abaixo da linha d’água e nas duas laterais externas da embarcação se movimentam em sentido oposto ao do balanço do barco, fazendo com que ele se estabilize, neutralizando a forças das ondas e das marolas.

Apesar de parecer simples, a execução desta tarefa é extremamente complicada.

O principio de funcionamento dos estabilizadores é um giroscópio que permite a medição do ângulo e da velocidade do balanço do barco, enviando um sinal de correção para as aletas. O grande problema é que a velocidade de correção dos sistemas mais antigos era muito baixo, e os estabilizadores conseguiam reduzir o balanço em somente 20% a 30%, insuficiente para trazer conforto aos passageiros.

A tecnologia de ponta permite hoje reduzir em mais de 90% o balanço dos barcos: Estabilizadores com giroscópios eletrônicos como os da WESMAR verificam 1.000 vezes por segundo os ângulos, a velocidade e a aceleração do balanço e da inclinação, enviando instantaneamente sinais digitais para uma central de processamento, que por sua vez comanda as aletas estabilizadoras através de pistões hidráulicos. A velocidade da correção é incrível, é instantânea, realmente imediata.

A diferença na sensação de navegar com e sem um destes estabilizadores é impressionante. Mesmo em mares violentos, com ondas e ventos que normalmente impediriam a saída do barco, este se mantém suavemente equilibrado e os passageiros viajam relaxados e com total conforto.

Sem medo de exagerar, proprietários de embarcações garantem que a vida a bordo pode ser dividida em duas fases: antes e depois dos estabilizadores.

Estabilizadores como os da WESMAR podem ser instalados em qualquer embarcação, independente da sua velocidade de cruzeiro. São indicados para barcos acima de 30 pés (10 metros de comprimento) sejam de madeira, fibra, aço ou alumínio. | Site: www.wesmar.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira