Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/10/2011 - 10:04

Normas técnicas trazendo confiança

Criado pela ABNT para celebrar o Dia Mundial da Normalização, o Exponorma 2011 será realizado no dias 18 a 20 de outubro, em São Paulo, destacando em suas atividades a confiança gerada pelas normas técnicas.

O Exponorma – Congresso e Exposição chega à 5ª edição nos dias 18 a 20 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, com o tema “Normas técnicas trazendo confiança”. Realização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o evento é cercado das melhores expectativas. Mais de 600 pessoas já reservaram vagas para o congresso, que tem inscrições gratuitas. Na área de exposição, 19 organizações de variados perfis já garantiram espaço para apresentar aos visitantes produtos e serviços em conformidade com normas técnicas.

Nas edições anteriores, o Exponorma destacou a contribuição das normas técnicas para a sustentabilidade, a inovação, a competitividade e a acessibilidade. “Este ano, o tema é ainda mais abrangente, porque diz respeito à confiança do usuário em qualquer produto ou sistema que atenda aos requisitos estabelecidos pelas normas. Você confia que tudo funcione como o esperado, se houver o suporte da norma técnica, significando que alguém pesquisou, testou e transmitiu aquele conhecimento”, afirma o presidente da ABNT, Pedro Buzatto Costa.

A disseminação da importância das normas está no escopo das atividades da ABNT, tanto quanto a gestão do processo de normalização. O Exponorma é um dos meios empregados para atingir esse objetivo e marca também no Brasil, desde o seu lançamento em 2007, o Dia Mundial da Normalização, celebrado em 14 de outubro.

A abertura do evento está marcada para as 18h do dia 18 de outubro, com palestra magna sobre o tema “Normas técnicas trazendo confiança”.

Expectativa dos patrocinadores -Patrocinadores manifestam entusiasmo com o tema e com a evolução do Exponorma. Confira os depoimentos: Mauro Borges Lemos, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI): “O uso das normas técnicas é de grande importância para o fortalecimento da indústria brasileira e para a inovação tecnológica. Eventos como este são fundamentais para a divulgação do trabalho da ABNT e, consequentemente, para alavancar a competitividade do nosso país”.

Marcos Túlio de Melo, presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea): “ A aplicação das normas técnicas em projetos da área tecnológica, além de ser a condição básica de competição no mercado globalizado, é também um instrumento de segurança para a sociedade. Com essa visão o Confea firmou um convênio com a ABNT há quatro anos, com o objetivo de difundir e facilitar o acesso às Normas Técnicas Brasileiras entre os profissionais de engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, geografia, meteorologia, técnicos industriais e tecnólogos. O Confea entende que a difusão entre os profissionais do uso da norma técnica é uma forma de garantia de segurança, por isso reconhece no Exponorma 2011 um evento estratégico para o alcance dessa difusão e da disseminação das boas práticas a todos os setores produtivos do nosso país. Incentivamos a utilização da norma por entendermos ser essa a condição fundamental de orientação às exigências de qualidade cada vez mais valorizadas nesse cenário de cadeia produtiva globalizada. Nada mais apropriado que discutir esses instrumentos de segurança e de competitividade.”

Flávio Bretanha Freire, gerente de Normalização Técnica e Gestão do Conhecimento da Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras): “A Normalização permite: a unificação de forma racional; a redução do tempo de projeto e de produção; economia de matérias-primas; a proteção dos interesses dos consumidores etc. Além disso, melhora as relações comerciais e promove confiança. A ABNT é a instituição de normalização mais importante da América Latina e o Exponorma seu principal evento.”

Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae): “O Sebrae tem trabalhado para auxiliar na certificação das micro e pequenas empresas de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, por entender que é um componente fundamental para aumentar a competitividade em um mercado cada vez mais concorrido. A certificação pode ser ainda um caminho decisivo para aumentar a participação das MPE nas exportações brasileiras. O apoio do Sebrae à realização da Exponorma é mais uma ação da instituição para auxiliar na conscientização das micro e pequenas empresas sobre a necessidade da certificação em seus processos.”

Sidney Cunha, diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Nacional): “O Senac tem a grata satisfação de dar continuidade à parceria estabelecida com a ABNT apoiando, mais uma vez, o Exponorma. Para nós, o tema proposto para a edição 2011 do evento traduz com perfeição a busca pela excelência da normalização no país.”

Rafael Lucchesi , diretor- geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai): "O Expornorma é um momento oportuno para identificar as tendências da normalização no Brasil e no mundo. No cenário atual a normalização assume uma importância decisiva nas economias modernas e proporciona uma busca pela qualidade dos produtos e serviços. Diante desse quadro o Senai não poderia deixar de participar junto com a ABNT, parceiro antigo, desse evento."

Por sua vez, Fernando Gebara Filho , gerente de Processos de Normalização da Microsoft para a América Latina, exalta os benefícios da normalização para as atividades da empresa. “A existência de múltiplas plataformas de Tecnologia da Informação e a velocidade da inovação da indústria, tanto no mercado consumidor quanto no mercado corporativo, só fazem aumentar a importância de um portfolio extenso de padrões de TI, permitindo que novos produtos e serviços cheguem ao mercado e sejam rapidamente adotados. “

Também são patrocinadores do Exponorma 2011: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Grupo Suzano.

Informações sobre cotas de patrocínio, aquisição de estandes e inscrições para o congresso podem ser obtidas no site www.exponorma.com.br

A ABNT - Entidade privada e sem fins lucrativos, a ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais. Tem a missão de prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor.

É responsável pela publicação das Normas Brasileiras (NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) ou pelas Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE) por ela credenciados. Os comitês são organizados numa base setorial, por área de conhecimento, ou para tratar de temas de normalização que interessem a diversos setores, como é o caso da Qualidade, da Gestão Ambiental e da Responsabilidade Social. Atualmente, a ABNT reúne mais de 160 comitês técnicos e mantém um acervo com cerca de 10 mil normas.

.[Exponorma 2011 – Congresso e Exposição: .Exposição: 14h às 21h no dia 18; 10h às 19h nos dias 19 e 20 |. Congresso: 9h30 às 17h30 nos dias 19 e 20,no Centro de Exposições Imigrantes - Rodovia dos Imigrantes, Km. 1,5 - Água Funda , São Paulo. Entrada gratuita ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira