Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/10/2011 - 10:13

EPC: rumo ao baixo carbono

Plataforma Empresas pelo Clima terá evento em São Paulo com apresentação de propostas empresariais de políticas públicas para uma economia de baixo carbono no Brasil. Novo estudo sobre mudanças climáticas e propostas empresariais de políticas públicas será apresentado em evento promovido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP.

São Paulo - O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), promove o evento anual da Plataforma Empresas pelo Clima (EPC), criada com o objetivo de mobilizar, sensibilizar e articular lideranças empresariais para a gestão e redução de emissões de GEE, rumo ao baixo carbono. O encontro, gratuito e aberto ao público, acontece no dia 20 de outubro de 2011, das 14 às 19 horas, no Teatro Vivo, localizado à Rua Dr. Chucri Zaidan, 860, São Paulo (SP).

A EPC reunirá representantes dos setores privado, público e sociedade civil organizada para discutir o contexto, cenários e tendências em relação às questões climáticas. Na ocasião, também será lançado o estudo Propostas Empresariais de Políticas Públicas para uma Economia de Baixo Carbono no Brasil - Processos Industriais e Resíduos, elaborado no âmbito da Plataforma EPC, continuação do estudo lançado em 2010, cujo foco eram os setores de energia, transporte e agronegócio.

Para o coordenador do GVCes, Mário Monzoni, este programa é uma iniciativa importante, já que o setor produtivo deve se preparar para acompanhar as mudanças tecnológicas e de gestão necessárias para superar desafios ligados a mudança do clima. O acesso a recursos financeiros deve ficar condicionado a novos parâmetros orientados pelas questões climáticas, o que afetará vários setores da economia. “A transição para a economia de baixo carbono pode – e deve – ser vista não só como um desafio, mas como uma grande oportunidade para o Brasil e suas empresas. A não adequação significa perder espaço neste cenário”, define Monzoni.

A Plataforma Empresas pelo Clima foi lançada em outubro de 2009 em parceria com a rede The Prince of Wales Corporate Leaders Network For Climate Action (CLN). A EPC contou com 27 empresas no ano de sua fundação e hoje já reúne 39 membros dos mais diversos setores.

A partir das atividades da EPC, o empresariado brasileiro tem a possibilidade de avaliar seus riscos e oportunidades, discutir coletivamente soluções práticas e contribuições ao marco legal sobre mudanças climáticas no Brasil. Esse esforço tem por objetivo contribuir para:. Fortalecer a competitividade da indústria nacional em um novo contexto econômico global |.Garantir o acesso dos produtos brasileiros aos mercados internacionais, cada vez mais exigentes em padrões socioambientais |.Construir um mercado interno propício ao desenvolvimento tecnológico, à inovação e a práticas empresariais com menor potencial emissor de GEE |.Promover a segurança energética brasileira .

Gvces- O Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) é um espaço aberto de estudo, aprendizado, reflexão, inovação e de produção de conhecimento, composto por pessoas de formação multidisciplinar, engajadas e comprometidas, e com genuína vontade de transformar a sociedade. Sua missão é expandir continuamente as fronteiras do conhecimento contribuindo para um desenvolvimento sustentável, no âmbito da administração pública e empresarial. O GVces trabalha no desenvolvimento de estratégias, políticas e ferramentas de gestão públicas e empresariais para a sustentabilidade, no âmbito local, nacional e internacional. Seus programas são orientados por quatro linhas de atuação: (i) formação; (ii) pesquisa e produção de conhecimento; (iii) articulação e intercâmbio; e (iv) mobilização e comunicação.

FGV-EAESP- Criada em 1954, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) foi a primeira escola de administração fundada na América Latina e mantém uma longa tradição na formação de líderes na área empresarial, governamental e acadêmica. Conhecida como um dos centros acadêmicos de maior prestígio nas áreas de Negócios e Administração Pública, a Escola se caracteriza pelo constante desenvolvimento de pesquisas e estudos pioneiros e pela vanguarda do conhecimento aplicado, divulgados em publicações e projetos realizados em seus diversos Centros de Pesquisas. Nos últimos anos, vários programas de seu portfólio de cursos foram listados em diversos rankings nacionais e internacionais. A FGV-EAESP se destaca como a Melhor Escola de Negócios no Brasil, com nota máxima na avaliação do MEC e como a 1ª instituição da América Latina e uma das poucas no mundo a obter a tríplice acreditação internacional de qualidade de ensino, que inclui o reconhecimento das seguintes agências: AACSB, EFMD e AMBA.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira