Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/10/2011 - 10:21

Esse governo é desenvolvimentista

No embate entre linhas de ação no combate à inflação, os chamados “desenvolvimentistas” tendem a angariar mais simpatia da mídia e, por conseqüência, do público em geral do que os “monetaristas”, como se esses fossem contrários ao desenvolvimento econômico e adeptos de uma política monetária mais rigorosa por simples sadismo – ou por conluio com o sistema financeiro, beneficiário indireto de taxas de juro mais elevadas.

No momento em que o governo parece abandonar uma política econômica que vinha tendo êxito no controle dos preços no Brasil, é oportuno tentar se libertar das definições simplistas para enxergar a questão com mais clareza.

Na verdade, o que os monetaristas pregam é a defesa da moeda como pressuposto do desenvolvimento. Sabem que não é possível obter um crescimento sustentável e eficiente quando a alta dos preços corrói o valor da moeda.

Cabe lembrar que a hiperinflação brasileira foi debelada pelo Plano Real, que tem inspiração monetarista e foi implantado a duras penas após infrutíferas tentativas de planos heterodoxos (de caráter “desenvolvimentista”) e mais de uma década de desenvolvimento econômico medíocre.

Quando indica que pretende tolerar um pouco de inflação em prol de um pouco mais de crecimento, o governo está na linha “desenvolvimentista”. O problema é que depois que a inflação sair de vez do controle, com indexação geral de preços, o custo para se reconquistar a estabilidade é muito maior – e certamente exigirá um novo plano econômico, com as imensas dificuldades políticas e complexidades técnicas que lhe seriam inerentes. Sem a menor garantia de novo êxito!

.Por: Nilson Mello: www.metaconsultoria.com.br| http://blogmetamensagem.blogspot.com|http://Twitter.com/MetaComunicacao

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira