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12/10/2011 - 10:21

Como ter os primeiros clientes antes de montar o seu negócio?

As principais inquietações que rondam os micro e pequenos empresários na abertura de empresa são os custos iniciais e como adquirir os primeiros clientes.

Segundo pesquisa Global Entrepeneurship Monitor (GEM 2009), o Brasil atingiu a maior taxa de empreendedorismo por oportunidade. Nas últimas nove edições da Pesquisa GEM, o índice no Brasil mostra crescimento gradativo, passando de 8,5%, em 2001, para 9,4%, em 2009. Seja por necessidade ou oportunidade, pessoas decidem montar seus próprios negócios.

Preocupações com os custos iniciais e de como adquirir os primeiros clientes normalmente são as principais inquietações que rondam os micro e pequenos empresários. Porém, o que muitos não percebem é que os primeiros fornecedores da nova empresa podem ser na verdade os seus primeiros clientes. Como? Criando oportunidades através de trocas.

Há alguns serviços e produtos que são mais fáceis de permutar. Por isso, seguem algumas dicas para você concentrar seus esforços no que realmente pode ser um novo cliente e fornecedor ao mesmo tempo.

1 - Separe a planilha de custos e deixe separado em custos fixos e variáveis.

2 – Avalie os custos fixos, pois aluguel, luz, condomínio, telefone e impostos são praticamente impossíveis de permutar. Dentre as despesas fixas de uma empresa, os itens que mais facilmente você será mais bem sucedido em uma permuta é o pagamento do contador e terceirização de mão-de-obra para serviços que não sejam a atividade fim da empresa.

3- Avalie os custos variáveis. Aqui se concentra a maior oportunidade de ter novos clientes. Todos os investimentos de marketing que sua empresa possa precisar podem ser permutados (site, impressão de folheteria, agência de publicidade, mídia, etc.). Também podemos incluir os gastos de “start up” do negócio, como móveis de escritório, materiais de construção e computadores. Dificilmente você conseguirá permuta de insumos para o seu negócio.

4- Seja criativo na hora de ofertar os seus produtos junto aos fornecedores. Não desanime com uma negativa. Um salão de beleza deve achar difícil pagar os serviços da agência que criou a comunicação visual do salão em permuta por que os valores não batem. O corte custa R$ 50,00 e o serviço da agência R$ 2.000,00, então o que fazer? Sugira que a agência presenteie seus clientes com um corte de cabelo ou serviço de manicure. Crie vouchers para que agência distribuir. Serão 40 novos clientes que conhecerão seu salão. Como essa, há inúmeras outras ideias a serem exploradas.

5 – Procure as redes de permuta empresarial existentes no mercado. Algumas delas podem ser uma ótima alternativa para começar a permutar.

Bons negócios.

.Por: Marco Del Giudice, diretor de marketing da empresa TRADAQ, maior rede de permuta do Brasil - site www.tradaq.com.br.

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