Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/10/2011 - 09:43

Temporada de cruzeiros 2011/ 2012

1 milhão 150 mil pessoas devem passar pelo Concais.

A temporada de cruzeiros marítimos 2011/2012 começa no próximo dia 29 e 1 milhão 150 mil pessoas devem passar pelo Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais. Esta é a previsão do movimento de passageiros em embarque, desembarque e trânsito.

De acordo com o diretor do terminal, Flavio Brancato, o Concais investiu mais de R$ 6 milhões para a temporada, que tem hoje capacidade para receber 42 mil passageiros/dia. “As melhorias de logística, reformulação de áreas e compras de novos equipamentos de segurança vão proporcionar um atendimento mais ágil e confortável aos passageiros”.

Com a reformulação, a área externa ganhou mais dez plataformas para ônibus, área maior para manobras e novas portarias de acesso. Além disso, o Terminal contará com mais uma sala de embarque no salão vermelho, com três scanners de bagagem de mão e detectores de metais.

O armazém de bagagens também receberá mais dois scanners de malas e o estacionamento terá um espaço maior, proporcionando mais comodidade aos passageiros que deixam seus veículos no Terminal.

Para Brancato, “a aquisição destes equipamentos garante ainda mais segurança e eficácia no embarque e desembarque dos passageiros”.

Movimentação- O complexo santista receberá 25 navios nesta temporada. Desse total, 17 farão escalas regulares. As outras oito embarcações — três a mais do que na última temporada — passarão pela Cidade com passageiros em trânsito.

O primeiro a chegar será o Grand Mistral, da Ibero Cruzeiros. Já o encerramento da temporada ocorrerá em 18 de maio de 2012, com a escala do navio Azuka II.

Nos 130 dias com operação, os navios de cruzeiro farão 283 escalas. As datas com maior movimentação serão 23 de dezembro e 18 de fevereiro de 2012, quando o Terminal deve receber 24 mil e 30 mil pessoas, respectivamente.

Novidades- Para agilizar ainda mais o embarque e desembarque de passageiros foram criadas novas regras para os veículos, que transportam os turistas. Com a atual regra, as empresas de ônibus e vans terão que se cadastrar no Concais, informando a data do desembarque, o navio e o destino dos hóspedes. A intenção é programar a chegada desses veículos com antecedência.

Enquanto aguardam para entrar no Terminal, os ônibus e vans que chegarem para buscar os turistas terão um novo espaço. A área fica entre o terminal de granéis (T-Grão) e a sede da Capitania dos Portos de São Paulo, próximo à instalação de cruzeiros.

Os veículos leves, táxis e vans terão uma nova opção de acesso ao Terminal. Os passageiros que vierem do Centro da Cidade deverão acessar a instalação pela Avenida Eduardo Guinle. Já os ônibus seguirão pela Perimetral, com retorno na Avenida Siqueira Campos (canal 4).

Os turistas que vierem da Ponta da Praia (Santos) continuarão seguindo na Avenida Perimetral. Os ônibus de traslado e caminhões de bagagens dos navios, que atracarão no cais 31/32, farão o trajeto ida e volta pela rua interna. "Dessa forma, o fluxo fica dividido e evita congestionamentos. Toda esta logística foi elaborada pelas autoridades competentes junto com o Terminal", comentou Brancato.

Ônibus/ Taxis - A partir desta temporada, os passageiros terão mais uma opção de transporte. A Artesp regulamentou uma linha regular darodoviária do Jabaquara para o Terminal Marítimo de Passageiros.

Com o serviço, os turistas poderão comprar as passagens de ônibus dentro do Terminal no guichê das empresas regulamentadas.

Esta importante iniciativa, de mais um serviço seguro e de qualidade, partiu da Prefeitura Municipal de Santos, logo após o término da temporada 2010/2011.

Os taxis ficarão em dois pontos, um próximo à Portaria 1 e, o segundo, na outra ponta do Terminal, que terá acesso de entrada e saída exclusiva. As intervenções foram planejadas em conjunto com a CET, que regulamenta a categoria.

Cais Outeirinhos - Até 2013, o Porto de Santos terá um importante investimento do Governo Federal, que beneficiará tanto o segmento de cruzeiros marítimos quanto o de cargas. Esse é o prazo para conclusão do “Alinhamento do Cais do Outeirinhos”, que possibilitará a atracação contínua de seis navios, em local próximo ao Concais.

Serão 1.320 metros lineares, do cais 23 ao 28. A faixa primária atingirá até 50 m de largura e possibilitará o traslado de passageiros em embarque e desembarque na parte interna, o que reduzirá o fluxo de veículos na malha viária.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira