Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2007 - 08:13

Pernambuco vai sediar a 3ª maior Bienal do Livro do país


Está para ser aberta no Nordeste, a temporada de incentivo à leitura e troca de informações provenientes dos mais diferentes meios e culturas. É que acontece entre os dias 05 e 14 de outubro, no pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda, a VI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, apresentando o tema “Literatura: Diálogos e Interfaces”. A participação de grandes nomes do jornalismo e da literatura brasileira e internacional está confirmada, o que incentiva um fluxo grande de pessoas no evento e, consequentemente, uma grande movimentação de capital.

Consolidada como o terceiro maior evento literário do gênero no Brasil, atrás das bienais carioca e paulista, a Bienal pernambucana atraiu em 2005, 430 mil visitantes, quase 80 mil a mais do que o estimado pela organização. A expectativa para esta edição é maior, por que os atrativos estão ainda mais diversificados. Além de palestras e oficinas ministradas por estudiosos importantes, o evento apresenta oficinas gastro-literárias, conceito totalmente novo de unir literatura a gastronomia, e uma estrutura de cinema com o intuito de permitir que os visitantes possam acompanhar filmes relacionados à literatura.

Os stands que vão ficar dispostos no pavilhão já estão sendo comercializados. A demanda é grande devido ao resultado obtido no evento anterior, quando se previa uma movimentação em torno de R$ 8 milhões, que foi superada chegando a R$ 9,2 milhões. Entre os nomes que já garantiram espaço na Bienal estão: editora Saraiva, Moderna, Vozes, Ática/ Scipione, Edições Bagaço, Livraria Imperatriz, Paulinas e Via Livros. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Nesta edição, o evento vai reunir escritores, estudiosos e editoras de países de língua portuguesa, como da Angola, Moçambique e Portugal, além do Brasil. A presença do moçambicano Luis Carlos Patraquim está confirmada. O escritor, colaborador da imprensa moçambicana e portuguesa, roteirista de filmes e dramaturgo, tem obras traduzidas na França, Inglaterra, Alemanha e Finlândia; Outro que vai marcar presença é o alemão Berthold Zilly, que ganhou o Prêmio Wieland pela perfeita tradução de "Os Sertões", de Euclides da Cunha, para seu idioma. Professor de Literatura Brasileira da Universidade Livre de Berlim, também ganhou destaque na Alemanha com a tradução de "O Triste Fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto; José Luiz Passos também está confirmado no evento. O renomado escritor é professor de literatura brasileira da Universidade de Berkeley, na Califórnia, e especialista na obra do poeta pernambucano Joaquim Cardozo. Entre outros brasileiros que vão participar da Bienal estão: Ariano Suassuna, o escritor gaúcho Moacir Scliar, Luis Carlos Patraquim, Santiago Nazarian, Ignácio de Loyola Brandão, José Almino Alencar, Cíntia Moscovich, Paulo César Araújo, Fernando Moraes, Edney Silvestre, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira