Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/10/2011 - 14:35

Dia Mundial de Lavar as Mãos é celebrado no Brasil e visa conscientizar mais de 90 milhões de brasileiros

Com a parceria de ONG’s e forte campanha nos meios de comunicação, Lifebuoy conduz mobilização do 15 de outubro sobre a correta lavagem das mãos para erradicar doenças causadas pela falta de higiene .

Lifebuoy, a marca número um em sabonetes antibacterianos do mundo*, promove pelo segundo ano consecutivo o Dia Mundial de Lavar as Mãos, realizado em 15 de outubro, com uma série de ações para envolver a população em torno da causa. Além de sua parceria com a Pastoral da Criança, Lifebuoy lança ainda campanha de TV e ações em plataformas digitais com expectativa de engajar e conscientizar mais de 90 milhões de brasileiros sobre o hábito.

O Dia Mundial de Lavar as Mãos tem como desafio mobilizar as pessoas a adotarem esse costume e erradicar doenças causadas pela falta de higiene. Além disso, a data contribuiu para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que visam reduzir o índice de morte entre crianças menores de cinco anos em dois terços até o ano de 2015. Iniciada mundialmente em 2008 e trazida em 2010 para o Brasil por Lifebuoy, a data é endossada por vários órgãos do governo, instituições internacionais, organizações da sociedade civil, ONGs, empresas privadas e pessoas espalhadas por todo o mundo que também abraçam a causa.

Em sua campanha de TV, veiculada exclusivamente na semana do Dia Mundial de Lavar as Mãos, Lifebuoy leva aos telespectadores uma animação construída a partir de desenhos produzidos pelas crianças assistidas pela Pastoral da Criança. A ação faz parte de uma das diversas atividades realizadas mensalmente pela instituição e Lifebuoy com o objetivo de conscientizar a população de baixa renda sobre a importância do simples ato de lavagem das mãos. A animação será veiculada no Programa Mais Você, da Rede Globo, apresentado pela Ana Maria Braga, embaixadora da causa no Brasil, além de diversos outros programas da TV aberta e paga.

Pelo Facebook também será possível ajudar e engajar em prol deste tema. Durante todo o mês de outubro, a marca doará para as famílias assistidas pela Pastoral da Criança uma barra de sabonete para cada pessoa que apoiar a causa do Dia Mundial de Lavar as Mãos. Para isso, basta acessar o aplicativo na Fanpage de Lifebuoy, e clicar no botão curtir da página. A expectativa é atingir a meta de 100 mil barras doadas. [www.facebook.com/compromissolifebuoy ].

A maneira mais fácil de manter-se saudável- Segundo a Unicef, no Brasil, 14% das crianças nesta faixa etária morrem de doenças diarreicas e infecções respiratórias agudas. Boa parte dessas mortes poderia ser evitada com dois ingredientes simples: água e sabonete.

Lavar as mãos de forma adequada, principalmente após utilizar o banheiro e antes de preparar os alimentos, ajuda a reduzir em mais de 42% os casos de doenças diarreicas e, em quase 25% os casos de infecções respiratórias. Além disso, a lavagem das mãos com água e sabonete é uma das principais recomendações feitas atualmente para impedir a propagação do vírus da gripe H1N1.

Para aferir os hábitos de higiene da população brasileira, Lifebuoy saiu às ruas e, por meio da análise do suor das mãos de crianças entre quatro e 12 anos, constatou a presença de bactérias que podem causar doenças e sintomas como diarreia e vômitos. O resultado surpreendeu: 69% das crianças brasileiras tinham coliformes fecais nas mãos.

O teste foi realizado nas cidades de São Paulo e Recife, no fim de 2010, com uma amostra de 298 crianças entre quatro e 12 anos, sendo 150 crianças do sudeste e 148 do nordeste, abordadas sempre com a presença e autorização das mães em saídas de escolas, áreas residenciais e comerciais como shopping center e restaurante, metrô e pontos de ônibus e parques.

Campanhas sociais- Para disseminar o hábito de lavar as mãos com água e sabonete, Lifebuoy possui há dois anos uma parceria com a Pastoral da Criança. Em 2010, o programa atingiu mais de 70 mil famílias. Até o final de 2011, a intenção é ter alcançado um total de 140 mil famílias de comunidades de baixa renda do país com as mensagens educativas levadas pelos líderes comunitários da Pastoral. Nas reuniões mensais intituladas Celebração da Vida, estes representantes conversam com as famílias sobre a importância de lavar as mãos, reforçam os momentos críticos para efetuar a limpeza e lavam as mãos antes de compartilhar o lanche.

Os líderes comunitários realizam ainda uma avaliação do desenvolvimento das crianças. As famílias recebem também um panfleto explicativo e amostras do sabonete Lifebuoy, reforçando a maneira correta de lavar as mãos antes das refeições, depois de usar o banheiro e ao chegar em casa, dentre outros momentos. A mensagem também já foi levada para cerca de 250 mil voluntários da Pastoral, por meio de artigos no Jornal da Pastoral.

Além disso, o programa tem realizado a atividade “Papel da mão”, que convidou 70 mil crianças das cinco regiões do Brasil a aprender sobre a importância de lavar as mãos com sabão desenhando o que é lavar as mãos para elas. Estes desenhos foram selecionados para virarem a animação do Dia Mundial de Lavar as Mãos.

Lifebuoy- Presente em mais de 40 países, Lifebuoy é marca líder no segmento de sabonetes antibacterianos no mundo*, único do mercado com a tecnologia Active 5, que garante 100% melhor proteção*. Desde o lançamento de seus primeiros sabonetes, há 116 anos, Lifebuoy tem ajudado a fazer a diferença na saúde e no bem-estar das pessoas por meio de ações de conscientização sobre hábitos frequentes de higiene pessoal. Lançado no Reino Unido (Inglaterra) em 1894 obteve um impacto significativo na saúde pública da Inglaterra vitoriana, que estava sendo devastada por surtos de cólera.

Por meio do sabonete Lifebuoy, a Unilever já ajudou a conscientizar mais de 150 milhões de pessoas na África e Ásia sobre como pequenas ações como lavar as mãos com sabonete podem fazer diferença em suas vidas. Essa, entre outras atividades da companhia, foi decisiva para que a Unilever fosse apontada como “Companhia do Ano 2010” no Awards for Excellence pela instituição Business in the Community. O prêmio reconhece empresas que mostram inovação, criatividade e compromisso constante com a responsabilidade corporativa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira