Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2011 - 08:03

Osteopatia: manipulação para colocar o corpo no lugar


Imagine que suas articulações são engrenagens - que se desgastam e viciam - e vai ser fácil de entender. Colocar as engrenagens do corpo no lugar é a meta; manipular diretamente essas engrenagens é o método; e o resultado: mais capacidade de movimento e menos dor. Assim é a osteopatia, uma técnica de fisioterapia que reequilibra a biomecânica corporal colocando as articulações para se mexer.

O osteopata André Torres, Membro da Confederação Mundial de Fisioterapia e Membro da Sociedade Brasileira de Fisioterapia explica: a má postura e os movimentos repetitivos - comuns em quem trabalha com computador, por exemplo - acostumam mal o corpo e tiram as articulações do seu "lugar original", o que provoca a dor.

“É como o cabelo que fica com a marca da orelha, de tanto que foi colocado para trás. O mesmo acontece com o nosso corpo. As articulações saem do lugar e se viciam na posição errada. O que fazemos e colocar a estrutura no lugar, como um trabalho de reeducação”, explica o terapeuta.

O gerente de Projeto de Construção Submarina, José Marcos, 43 anos, só conseguiu se livrar das dores, na região lombar, decorrente de uma hérnia discal extrusa, com a osteopatia. “Percorri diversos consultórios médicos e após tentativas sem sucesso com a fisioterapia convencional, sessões de RPG, hidroterapia e outros, recorri ao Centro de Tratamento da Coluna Vertebral, onde fui submetido à 18 sessões de terapia. Meu organismo vinha resistindo tanto aos outros tratamentos quanto a remédios, e nada estava adiantando. Alguns médicos chegaram a sugerir que eu me operasse. Depois de um mês me tratando com osteopatia, no Centro de Tratamento, já pude ver a diferença. Já não sinto mais dor. Hoje, retomei minhas atividades laborais e esportivas com a redução significativa da minha extrusão discal”, diz o gerente.

Segundo André Torres 90% dos atendimentos são para tratamentos da coluna, nas regiões lombar e sacral. Hérnia de disco, artroses, tendinite (de ombro e cotovelo) e dor de cabeça também podem ser tratados com osteopatia. Para aliviar e previnir as dores nas articulações, o fisioterapeuta sugere uma série de alongamentos, que devem ser feitos com intervalos de uma hora.

O especialista recomenda que o tratamento seja feito assim que surgirem as primeiras dores. “Um incômodo no punho, com o uma fisgada, já é um possível sinal de tendinite, causada pelos movimentos repetitivos”, ressalta André. Segundo o terapeuta, a osteopatia - que não é um tratamento alternativo - não tem contra-indicação. “Eu posso manipular uma lesão (local da dor) sem interferir nos outros ligamentos”, diz.

Numa explicação mais técnica, a osteopatia - que não deve ser confundida com quiropraxia - atua com um tranco e manipulação dos tecidos moles (ligamentos, articulações e músculos). Aliás, são esses trancos que vêm dividido a opinião de alguns especialistas. “A osteopatia é um tratamento que se baseia em exame clínico”, diz André.

De acordo com André Torres, muitos "errepegistas" (como são chamados os fisioterapeutas que trabalham com Reeducação Postural Global - RPG) são contra a técnica da osteopatia. “Os errepegistas acreditam que a osteopatia é uma técnica muito agressiva. Na verdade, há um exagero neste conceito. Para saber como e onde atuar com eficiência é preciso ter um conhecimento profundo sobre como cada estrutura (nervos, músculos, articulações e ossos) está interligada com a outra”, defende.

Para ele, a osteopatia deve ser desmistificada, pois está baseada na anatomia, na fisiologia e sintomatologia. Daí a recomendação da Organização Mundial de Saúde à técnica. “A osteopatia não deve ser considerada esotérica, não há receitas, mas sim um tratamento que se baseia em exame clínico”, completa o fisioterapeuta.

.[No Centro de Tratamento da Coluna Vertebral – RJ, cada sessão dura cerca de 45 minutos. A primeira consulta custa R$80. Centro de Tratamento da Coluna Vertebral - Av. Nossa Senhora de Copacabana, 637 sala 402 - Copacabana (perto da estação de metrô Siqueira Campos) Tel.: (21) 2235-1215].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira