Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2011 - 08:33

Encontro internacional de agências independentes estimula ‘roubo de ideias’

Reunião regional de rede mundial ICOM criada para internacionalizar agências locais acontece em Porto Rico; RINO COM representará o Brasil.

Presidentes de 28 agências de propaganda de todo o continente americano reunidos para compartilhar experiências, aprendizados e negócios. A idéia pode parecer maluca se o histórico de competição predatória do mercado publicitário for levado em consideração, mas é pura realidade dentro do contexto da ICOM, uma rede mundial de agências independentes que se uniram há 60 anos para ganharinternacionalidade e competir globalmente com as multinacionais do setor.

“Ao invés de termos uma holding que cuida das agências, cada uma das agências é dona de um pedacinho da holding”, explica o diretor da ICOM para a América Latina, Rino Ferrari Filho. A RINO COM, do publicitário, é a única agência brasileira a fazer parte da rede internacional, desde 1993. Rino será o responsável pela abertura dos trabalhos da reunião regional da América Latina e América do Norte, a partir do próximo dia 20, em Porto Rico.

Criada nos EUA em 1950 com o objetivo de atender clientes nacionais, a ICOM está hoje em mais de 50 países diferentes contando com mais de 70 agências. Em linhas gerais, a iniciativa garante a cooperação entre os sócios de diferentes partes do mundo, dando suporte para que as agências sem subsidiárias no exterior não percam negócios quando seus clientes decidem migrar para ummercado fora das fronteiras nacionais.

“Muitos clientes preferem trabalhar com agências médias, pois recebem tratamento personalizado e podem sentar com o dono da agência para discutirseus projetos. O problema é que, quando resolvem internacionalizar seus negócios, muitas dessas agências não estão preparadas para atendê-los”, explica Rino. “A ICOM garante aos nossos clientes as vantagens de se trabalhar localmente pensando globalmente e isto tem sido muito útil para o nosso trabalho.”

Entre os compromissos previstos no programa da próxima reunião das Américas está uma sessão em que os presidentes das agências expõem, de forma sucinta, as melhores e piores idéias que colocaram em prática ao longo do ano. “Este talvez seja o único ambiente criativo em que estimulamos o roubo de ideias. Isso só é possível porque não somos concorrentes, e sim parceiros”, afirma Rino.

Em outro painel, batizado de “O que tira o seu sono”, a discussão se dará em torno das principais preocupações dos executivos. “São várias culturas trocando experiências. Muitas vezes, um problema que acreditamos ser só nosso, foi solucionado por uma agência do outro lado do planeta. Então vale a penacompartilhar”, garante.

RINO COM--Fundada em 1962, a RINO COM é uma agência 100% nacional. É responsável por diversos e marcantes cases da propaganda brasileira e é uma das agências pioneiras no trabalho de comunicação integrada, com o uso harmônico de todas as ferramentas de comunicação convergindo para os mesmos objetivos. É o que a agência chama de "Olhar Total"

A RINO COM integra a ICOM – Rede Global de Agências Independentes desde 1993, e seu presidente, Rino FerrariFilho, é atualmente também o diretor regional da ICOM para América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira