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18/10/2011 - 09:48

Não medicamentos crescem mais de 33% nas grandes redes de farmácias

De cinco anos para cá, evolução nas vendas superou 224%.

Os não medicamentos foram os principais destaques no balanço de janeiro a julho das maiores redes do varejo farmacêutico no país, associadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Enquanto o volume geral de vendas cresceu 17,83% na comparação com o mesmo período do ano passado, o equivalente a R$ 11,44 bilhões, essa categoria avançou 33,97%.

A comercialização de não medicamentos movimentou R$ 3,46 bilhões, o que corresponde a uma participação de 30,27% no montante total. Nos sete primeiros meses de 2010, essa representação era de 26,62%. “Nos últimos cinco anos, o faturamento das redes aumentou 159,49%. Mas só a venda de outros produtos evoluiu 224,78%”, revela o presidente executivo da entidade, Sérgio Mena Barreto.

Os resultados reforçam um hábito do consumidor brasileiro, na opinião de Barreto. “A população busca cada vez mais o modelo de conveniência em uma farmácia e drogaria, seguindo os moldes de outros mercados desenvolvidos. As redes, por sua vez, ampliam seus investimentos em qualidade de atendimento e também o mix de produtos e serviços”, ressalta.

Abrafarma-Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 26 maiores redes de farmácias do País, que contam com 3.498 lojas em todos os Estados brasileiros e Distrito Federal. As redes associadas representam cerca de 36% das vendas de medicamentos no País. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades. [www.abrafarma.com.br].

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