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18/10/2011 - 10:19

Versão mobile do Email Marketing: Oportunidade para o seu negócio!

Segundo dados divulgados pelo Acision, 9,6% dos brasileiros acessam a internet através de plataformas móveis, como celulares e tablets. Aproveitando esta crescente parcela de mercado consumidor, empresas estão investindo na criação de conteúdos específicos para essas plataformas.

Com a facilidade de conexão por meio de um aparelho celular, as pessoas ficam conectadas o tempo todo, além da busca por vídeos e imagens, os usuários visualizam seus emails em tempo real. O que pode ser uma oportunidade para seu negócio é comunicar-se também com esse perfil de leitor.

Obstáculo a ser superado- Mesmo com todos os avanços da tecnologia, ao enviar sua campanha de email marketing os clientes de email (por exemplo: Gmail, Hotmail, UOL, TerraMail etc) não conseguem identificar se os usuários estão abrindo sua mensagem através de um dispositivo móvel ou de um computador pessoal, não tendo a capacidade de carregar a mensagem da maneira ideal. Sendo assim, não importa de onde os usuários abram a mensagem, o que sempre será visualizado é o template padrão que você desenvolveu para sua campanha de email marketing.

A solução- Você pode escolher entre duas opções para solucionar este problema: - Quando o usuário for solicitar o recebimento de suas mensagens, é importante inserir um campo adicional no formulário de cadastro de seu site no qual os usuários já tenham como definir qual versão é a mais adequada a ele, a tradicional da web, ou a versão mobile.

- Oferecer essa opção ao usuário pode ser uma estratégia de segmentação de suas campanhas. Você pode se basear nessas informações para definir duas campanhas com estruturas diferentes: Os usuários que optarem pela versão web continuarão recebendo as mensagens da maneira tradicional.

Na versão mobile de email marketing, as empresas precisam ter em mente que é preciso fazer uma comunicação objetiva e direta. O usuário de internet móvel não tem tempo a perder, então vá direto ao assunto. As mensagens precisam ser mais enxutas, com textos curtos e poucas imagens, de modo que o principal objetivo da mensagem chegue aos usuários assim que o email for aberto. A escolha do assunto também é muito importante, pois e pelo assunto do seu email marketing que o usuário decide se vai ou não dedicar seu tempo para ler aquela mensagem.

Outra opção é inserir em sua newsletter um ícone, texto ou imagem que avise os leitores de uma versão mobile, desta forma, mesmo que o usuário esteja visualizando sua mensagem dentro de um dispositivo móvel, ele consegue navegar por sua mensagem tranquilamente. Se você não conseguiu segmentar sua base, esta é uma boa opção!

Dica bônus: Na versão mobile, assim como na web, você não pode deixar de incluir os links que permitem que o leitor do email partilhe seus conteúdos nas redes sociais. O compartilhamento espontâneo de conteúdos é uma ótima maneira de difundir sua marca na rede.

Além disso, se você nunca perguntou aos usuários da sua base sobre a preferência entre versão web ou mobile, faça uma ação para obter esta informação!

Investindo na versão mobile do email marketing é possível abrir caminho para a construção de canais de relacionamentos com os usuários, tornando-os ainda mais próximos de sua marca.

.Por: Por Bárbara Gengo, atua na área de comunicação da All In Mail, empresa especializada em Email Marketing.

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