Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2011 - 04:36

Gartner divulga que receita mundial de PaaS será de US$ 707,4 milhões este ano

Analistas estudam o impacto do serviço no mercado de TI durante o Gartner Symposium ITxpo 2011.

O Gartner, líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação, informa que a receita mundial de PaaS (Plataforma como um Serviço) será de U$ 707,4 milhões em 2011, acima dos U$ 512,4 milhões alcançados em 2010. Segundo os analistas, que apresentarão pesquisas sobre o tema no Gartner Symposium ITxpo 2011, a maior conferência da consultoria no País, que acontecerá de 25 a 27 de outubro em São Paulo, o mercado vai apresentar um crescimento consistente com o faturamento do serviço de PaaS, totalizando U$ 1,8 bilhões em 2015.

"A computação em nuvem tem três aspectos tecnológicos: infraestrutura como um serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como um serviço (SaaS)”, diz Fabrizio Biscotti, diretor de pesquisas do Gartner. “Como o SaaS está mais desenvolvido e a PaaS ainda não, acreditamos que a batalha entre os fornecedores deverá se intensificar”, comenta.

Os primeiros produtos de Plataforma como um Serviço suportavam a capacidade do servidor de aplicações, porém, o mercado se expandiu e englobou outros dispositivos de middleware como um serviço, tais como integração, gestão de processos, portal e transferências de arquivos gerenciadas (MTFs). Cada vez mais as ofertas neste campo deverão ganhar a disputa nos mercados de low end dos portais, servidores de aplicações e gestão de processos de negócios (DPM). Com o amadurecimento destas tecnologias, as ofertas de PaaS também alcançarão as camadas mais altas do mercado.

De acordo com os analistas do Gartner estes negócios deverão se expandir para o setor de integração em middleware (AIM), trazendo um novo perfil de organizações que englobam usuários de aplicações e de software de escritórios.

“Uma das prováveis consequências da nuvem para a área de integração de aplicações e AIM é uma concentração ainda maior deste mercado”, diz Yefim Natis, vice-presidente e analista do Gartner. Quando a infraestrutura da aplicação é implementada localmente, as companhias podem ter uma abordagem excepcional e integrar todos os componentes em data centers. “Os usuários predominantes da PaaS deverão procurar provedores que forneçam suítes de funcionalidades amplas e integradas, forçando a consolidação das ofertas especializadas. No entanto poucos fornecedores oferecem o serviço desta forma”, completa Natis.

Segundo estudos do Gartner, será impossível lidar com tamanha fragmentação quando os usuários e os provedores começarem a operar aplicações de grande escala, pois estas ações são críticas e requerem uso simultâneo e sincronizado de múltiplas capacidades de PaaS, tais como experiência dos usuários, servidores de aplicações, sistemas de gerenciamento de bancos de dados (DBMSs), segurança e mensagens.

Os analistas da consultoria prevêem uma rápida agregação das ofertas de PaaS em suítes de funcionalidades que proporcionem aos usuários serviços de plataforma otimizados e bem integrados (do mesmo ou de diferentes fornecedores), localizados no mesmo data center e fornecendo os níveis adequados de desempenho, segurança, gerenciamento e disponibilidade. Esse processo será feito em etapas. Acredita-se que em 2013 as funcionalidades deste serviço se consolidarão em cenários de usos específicos, abrindo caminho para o surgimento de ofertas amplas e integradas a partir de 2015.

“Fica claro que com a atenção dada a esse segmento por gigantes da indústria, que o PaaS está sendo considerado um empreendimento estratégico e também uma oportunidade para incrementar o mercado”, afirma Biscotti. “À medida que as suítes amadurecem, poderão surgir como tecnologias de capacitação críticas para muitos negócios baseados em nuvem e, ao mesmo tempo, quando as companhias adotarem essas plataformas, os provedores provavelmente vão alavancá-las para expandir seus ecossistemas, aumentarão seus serviços de aplicações desenvolvidos nativamente (SaaS) ou ampliarão suas soluções locais (on-premises)”, afirma o diretor.

Estudos sobre PaaS e informações adicionais sobre o tema serão apresentadas no Gartner Symposium ITxpo, a maior e mais estratégica conferência da indústria de TI, que oferece aos líderes uma visão estratégica do futuro do mercado de tecnologia. Para mais de 10.000 profissionais de TI das principais empresas do mundo, os eventos anuais da consultoria são componentes fundamentais para seus planejamentos anuais. Os participantes do simpósio obtêm insights sobre como suas organizações podem utilizar a tecnologia para enfrentar e solucionar os desafios dos negócios, além de aumentar a eficiência operacional. [www.gartner.com/technology/symposium/brazil/index.jsp].

.[Gartner Symposium ITxpo 2011, dias 25, 26 e 27 de outubro,no Sheraton São Paulo WTC Hotel – São Paulo,Av. das Nações Unidas, 12.559 – Brooklin Novo – São Paulo/SP].

O Gartner Symposium/ITxpo é a maior e mais estratégica conferência da indústria de TI, que oferece aos líderes de empresas/negócios uma visão do futuro de TI. Para mais de 10.000 profissionais de TI das principais/maiores empresas do mundo, os eventos anuais do Symposium/ITxpo da Gartner são componentes chave/fundamentais dos seus esforços anuais de planejamento. Os participantes contam com o Gartner Symposium/ITxpo para obter um insight sobre como suas organizações podem utilizar a tecnologia para enfrentar/solucionar os desafios dos negócios e aumentar a eficiência operacional. [http://www.gartner.com/technology/symposium/brazil/index.jsp].

Perfil-O Gartner é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento na área de tecnologia da informação. O instituto fornece as análises de TI necessárias para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para 60 mil clientes em 10 mil companhias diferentes. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford, Connecticut, e possui 4.000 associados, sendo 1.200 analistas de pesquisa e consultores em 80 países. No Brasil, o Gartner está presente com três unidades: Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI; Executives Programs, grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com mais de 3 mil membros em todo mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira