Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2011 - 05:02

Tratamento não invasivo é capaz de prevenir e atenuar significativamente as marcas de envelhecimento facial

Excesso de tratamentos invasivos pode ser prejudicial à saúde e trazer diversos transtornos.

A busca por uma estética perfeita vem se tornando cada vez mais comum e a eliminação dos sinais da idade é quase obrigatória a muitas mulheres. A possibilidade de se “comprar” uma aparência mais jovem trouxe um aumento significativo de pessoas aderindo a procedimentos invasivos, muitas vezes em excesso. Assim como a possibilidade de moldar o corpo e torná-lo mais saudável através de exercícios físicos, o rosto também possui músculos que, quando trabalhados de maneira correta, proporcionam a atenuação e prevenção de rugas.

A fonoaudióloga Valesca Resende desenvolve um tratamento não invasivo, a Fonoaudiologia Estética Facial, com exercícios que buscam o equilíbrio muscular. De acordo com a especialista, a repetição de hábitos inadequados nas funções orofaciais – fala, respiração, sucção, mastigação e deglutição – traz assimetrias e marcas no rosto. A técnica é capaz de prevenir rugas e flacidez, além de atenuar as já existentes: “A eliminação nas marcas de expressão é uma consequência, o processo busca readequar as funções trazendo qualidade de vida e um rosto saudável”, explica a especialista.

O tratamento vem como alternativa eficiente a pacientes que não têm indicação para cirurgias plásticas. Em excesso, elas podem ser prejudiciais à saúde e até mesmo à própria estética, quando não tomado o devido cuidado. A compulsão pelas intervenções pode, em casos extremos, ocasionar o Transtorno Dismórfico ou Dismorfobia, uma síndrome de distorção de imagem, na qual há a busca incansável por uma aparência inatingível.

A Fonoaudiologia Estética inclui exercícios, alongamento, relaxamento e fortalecimento da musculatura. O procedimento não tem contraindicações, mas há a necessidade de uma avaliação prévia com cada paciente. É recomendado para pessoas a partir dos 25 anos que desejam prevenir ou diminuir os efeitos do envelhecimento precoce.

“Todas as regiões da face e do pescoço respondem bem ao tratamento e o resultado é uma musculatura mais firme e com os sinais bastante reduzidos, ou invisíveis”, explica Valesca. Além disso, a fonoaudióloga desenvolve um importante trabalho de conscientização junto ao paciente para adequar as alterações faciais e evitar que os problemas diagnosticados continuem desequilibrando a sua aparência.

Para contrabalancear a musculatura do rosto, além dos exercícios faciais, a especialista utiliza uma série de técnicas auxiliares, como a acupuntura e a drenagem linfática. A duração do tratamento varia de acordo com o diagnóstico, o que proporciona um cuidado individualizado.

A especialista- Valesca Resende é fonoaudióloga e mestre em Saúde pela Unifenas (MG), especializada em Alterações Sensório-Motoras (USP-SP) e em Motricidade Orofacial (CEFAC-MG), com aperfeiçoamento em Dermato-Funcional (IMAM-MG). Foi pioneira no desenvolvimento da fonoaudiologia estética facial, tratamento que consiste na avaliação das funções orofaciais do paciente, a fim de detectar hábitos e posturas inadequadas que contribuam para o envelhecimento facial. A harmonia e a saúde da face estão relacionadas a funções fundamentais do organismo, como respiração, mastigação, deglutição, fala e sucção. As técnicas da fonoaudiologia estética facial trazem como resultado, tanto a atenuação de rugas, como a prevenção do envelhecimento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira