Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2011 - 05:18

O Dissenso de Washington


Livro de memórias do embaixador Rubens Barbosa será lançado no Rio de Janeiro no dia 20 de outubro (quinta-feira).

Durante sua gestão como embaixador em Washington, Rubens Barbosa preparou um ambicioso programa de trabalho para promover o Brasil em situações difíceis. Em 1999, empenhou-se em normalizar as relações do país com a comunidade financeira america­na depois de uma crise que ameaçou a vida do Plano Real. Era o início do reconhe­cimento de que este era um país em ascensão. O livro será lançado nessa quinta-feira, dia 20/10, às 19hrs, na Livraria Argumento (Rua Dias Ferreira, 417 - Leblon).

O dissenso de Washington (Agir), é um livro de memórias leva o leitor aos bastido­res que ajudam a explicar como e por que o Brasil e os Estados Unidos assistiram a um inédito proces­so de aproximação nos primeiros anos da década de 2000. Junto com o Arquivo Rubens Barbosa, cedido pelo titular ao Centro de Documentação e Pesquisa sobre História do Brasil Contemporâneo (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas, constitui uma fonte única para compreender a trajetória do Brasil ascendente.

Para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, “em boa hora o embaixador Rubens Barbosa publica este livro dando-nos conta de sua ação como embaixador do Brasil em Washington. Para mim é significativo que nele se mostre o quanto de continuidade houve entre meu gover­no e o que me sucedeu. Ambos compreenderam a importância das relações do Brasil com os Estados Unidos, sempre salvaguardando os interesses nacionais. É perceptível, também, a influência crescente de nosso país nos temas globais, assim como nossa tradicional li­derança na América do Sul. Alegra-me particularmente a descrição que o embaixador Rubens Barbosa faz das preocupações que tive na preparação de uma transição política democrática e civilizada quan­do da eleição de meu sucessor. Este tipo de atuação transmite uma mensagem clara de maturidade das instituições políticas brasileiras e amplia o respeito com que nosso país é percebido pela comunidade internacional. Ressalto apenas uns poucos pontos para dizer que o depoimento de Rubens Barbosa, excelente embaixador, mostra que a tradição de eficiência e competência de nossa diplomacia continua intacta.”

O autor -Com título de mestrado da London School of Economics and Political Science em 1971, o em­baixador Rubens Barbosa ocupou muitos cargos no governo brasileiro e no Ministério das Relações Exteriores. Foi embaixador do Brasil em Londres de janeiro de 1994 a junho de 1999 e em Washing­ton de junho de 1999 a março de 2004. Ocupou o cargo de presidente da Associação dos Países Produtores de Café (APPC) na capital inglesa por cinco anos.

O embaixador escreve regularmente no Estado de S. Paulo e no Globo e é autor de ensaios e de quatro livros. Rubens Barbosa é hoje consultor de negócios e ocupa, entre outros, os cargos de presi­dente do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP e de diversos outros Conselhos, como o da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e o da empresa CSU CardSystem S.A.

É membro do Gacint — Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP —, editor responsável da revista Interesse Nacional e co­presidente de honra do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos. [Editora: Agir| 368 Páginas|Preço de capa: R$ 59,90 ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira