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19/10/2011 - 05:30

Pesquisa traça perfil do consumidor carioca


Segundo o estudo, os cariocas gastam 16% a mais do que ganham.

Uma pesquisa realizada recentemente pela Kantar Worldpanel revelou que o carioca gosta de gastar, adora promoções e comer bem. O estudo foi encomendado pela Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima) e aponta que, enquanto o restante do Brasil gasta cerca de 1% a mais do que ganha, no Rio de Janeiro este índice é de 16%.

“Antes de lançar a Rota 25 Caminho do Macarrão, evento gastronômico que acontece pela primeira vez no Rio, queríamos entender os hábitos de consumo do carioca para elaborar um projeto afinado com os interesses deles. Os resultados foram surpreendentes”, afirma Claudio Zanão, presidente da Abima.

Os números também mostram que, no Rio de Janeiro, a preferência pela massa é um pouco maior que a média do restante do País. Enquanto as massas frescas e congeladas (que têm maior valor agregado), ainda estão em ritmo de expansão no Brasil (com 29% e 24%, respectivamente), nos pratos dos cariocas já são muito mais presentes (58% e 48%). “Observamos que mais da metade dos cariocas (54,8%) compram os três tipos de massas (frescas, secas e instantâneas), enquanto que as pessoas das outras regiões do Brasil este índice é de 27,2%”, detalha Zanão.

Além disso, o estudo revelou que o consumidor carioca é mais experimentador e apressado: entre os entrevistados, 26% afirmaram gostar de novidades e 33% não se importam em pagar mais, desde que possam contar com a organização da gôndola e a agilidade do caixa para entrar e sair mais rápido da loja.

Quanto ao comportamento de compra, a pesquisa aponta que 30% dos cariocas preferem o mercado “premium”, com mais sofisticação, enquanto que no restante do País este índice é de 22%. “Observamos que a frequência de compra do morador da cidade do Rio também é maior: 18 vezes ao mês para o carioca frente a 15 vezes/mês na média brasileira”, afirma Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.

Por fim, o estudo indica que a participação de lares independentes (com casais sem filhos e pessoas que moram sozinhas) também é maior no mercado carioca do que a média brasileira, o que pode explicar algumas preferências. Metade das compras de massas no Rio de Janeiro é feita em ocasiões de reposição e necessidades específicas (como jantares especiais, por exemplo), enquanto apenas 34% das compras no restante do Brasil são realizadas com este propósito. “A alimentação fora do lar está em 5º lugar no ranking de gastos cariocas e em 7º no gasto médio brasileiro”, finaliza Christine.

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