Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2007 - 09:07

Seminário: “Mercados para produtos orgânicos e agroecológicos: a participação da agricultura familiar em feiras nacionais e internacionais

Agricultores familiares representando cerca de 50 empreendimentos de sete Estados do Nordeste (PE, MA, PI, BA, RN, PB e CE) estarão no seminário “Mercados para produtos orgânicos e agroecológicos: a participação da agricultura familiar em feiras nacionais e internacionais”, que acontecerá de 28 a 30 de agosto, em Fortaleza, no Magna Praia Hotel. Além de assistirem a painéis que os subsidiarão no processo de comercialização de seus produtos, os trabalhadores irão planejar a realização da Sala Nordeste e Cerrado na Exposustentat 2007, que acontecerá em outubro, em São Paulo.

A Agricultura Familiar é responsável pela produção da maior parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Além disso, possui uma ampla variedade de produtos orgânicos que podem e já estão sendo comercializados nos mercados nacional e internacional. Quase 25% de toda a área destinada à agricultura orgânica certificada no mundo encontram-se na América Latina. Dentre os países mais ativos estão a Argentina, o Brasil e o Uruguai. No ano de 2006, o comércio mundial de produtos orgânicos foi de R$ 65 bilhões. O Brasil contribuiu com cerca de R$ 500 milhões, sendo 70% para exportação e 30% para o mercado interno. Diante dessa perspectiva, uma das estratégias para tornar os produtos mais conhecidos e concretizar processos de comercialização é a participação desses produtores em feiras e eventos de comércio. Espaços esses que reúnem compradores, especialistas no setor, serviços e tecnologia.

É justamente com o objetivo de colaborar para a qualificação da participação desses agricultores familiares e suas organizações nesses eventos que esse seminário está sendo organizado. A iniciativa é da Cooperação Alemã , através da GTZ e do DED, da Fundação Konrad Adenauer e do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA (Secretarias da Agricultura Familiar e de Desenvolvimento Territorial), e conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Banco do Nordeste, Programa Dom Hélder Câmara, ISPN e Planeta Orgânico, do Rio de Janeiro, que organiza a BioFach e a Exposustentat da América Latina.

Durante o seminário – os agricultores trarão alguns dos seus produtos para expor, trocar, vender, utilizar na Mostra de Culinária (Chef Faustino) e, principalmente, para que os assessores da Sala Nordeste e Cerrado (que acontecerá em outubro) possam usá-los nas fotos do catálogo que será produzido especialmente para o evento.

A BioFach/Exposustentat América Latina 2007 - onde acontecerá a sala Nordeste e Cerrado - será de 15 a 18 de outubro em São Paulo. A BioFach é a maior feira de produtos orgânicos e naturais do mundo, realizada, anualmente, em fevereiro, pela empresa alemã Nürnberg Messe GmbH, em Nürnberg, Alemanha. No Brasil, já ocorreu durante três anos consecutivos no Rio de Janeiro, e um em São Paulo, sendo as duas primeiras edições do âmbito nacional e as seguintes com a abrangência Latino-Americana.

No ano passado, 31 empreendedores participaram da Sala Nordeste e Cerrado dentro da BioFach/Exposustentat América Latina. Entre os ganhos dessa participação, eles destacaram os contatos que realizaram e os negócios que estabeleceram durante o evento e no período pós-feira. A iniciativa proporcionou, ainda, a oportunidade de um intercâmbio com outros produtores, identificando elementos que os ajudaram no processo de comercialização dos seus produtos, como por exemplo a necessidade de melhorar embalagens e rótulos. Para a edição de 2007, serão 30 expositores na sala, que representarão cerca de 500 empreendimentos familiares (grupos, associações e cooperativas) trazendo uma grande variedade de produtos. Entre eles: artesanato, mel e derivados, doces, geléias, farinha de jatobá, baru, castanha de caju, café, frutas, óleos, cachaça e rapadura.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira