Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2011 - 05:55

Marketing Direto: há coisas que definitivamente não se mensuram


Trabalho há 10 anos com informação. Sempre qualificando e fornecendo sentido para as informações que as empresas têm nas mãos, garimpando os dados para encontrar o público-alvo que tem melhor aderência a campanha ou ação de marketing direto de um determinado cliente. Quando você vive imerso nisso, seja na segmentação de público-alvo para as campanhas de marketing direto ou na localização de pessoas, às vezes deixa passar a acepção maior que a informação possui. Me dei conta disso quando certo amigo meu me solicitou a localização de uma pessoa, do qual ele só possuía o nome completo.

João, vamos batizar esse meu amigo com o nome fictício de João. João foi abandonado por seu pai ainda criança, com apenas 4 anos de idade.

Ele nunca mais tivera notícias daquele que fora seu progenitor. Foi criado pela mãe e teve uma boa vida, mas a curiosidade, a curiosidade sempre esteve ali, presente durante toda a infância, adolescência e agora na idade adulta ela se apresentou mais latente. Ver o rosto, saber quem era seu pai, o porquê do abandono ainda na infância, sempre foram dúvidas que o acompanharam.

Foi então, na idade adulta que João e eu nos reencontramos. Conversamos, relembramos o passado, falamos sobre os rumos que nossas vidas tomaram, sobre nossas famílias, profissões. E o assunto profissão surgiu...e falei o que fazia e eis que surge a história de seu pai.

João já estava com 36 anos, mas ainda alimentava a esperança de reencontrar seu pai. Me contou sobre tudo que acontecera e como gostaria de reencontrá –lo, saber o que motivou seu desaparecimento, mas ele possuía apenas o nome completo de seu genitor.

De posse dessa informação, procurei onde e como pude a localização certeira do pai de João, graças aos poderes da tecnologia aliado exatamente ao que sabia fazer, gerar informação...buscar dados e mais dados. Cruzei o nome que possuía com todas as informações possíveis, presentes no banco de dados da empresa, com campos como endereços, nomes e telefones.

Incrível como o cruzamento de dados aliado à tecnologia consegue trazer algo muito além do que informações consistentes para uma campanha de marketing direto. Pasmem! Deu até para localizar um pai! E...João, após 32 anos João ganhou a chance de reencontrar seu pai. As ações em prol de um eficiente marketing direto deram lugar agora ao reencontro de um filho ávido por conhecer seu pai.

Localizei o pai de João no Amazonas, mas precisamente em um vilarejo na região norte do Brasil.

Após diversos contatos telefônicos e trocas de e-mails, filho e pai combinaram de se rever. João arrumou suas malas, comprou passagem e viajou rumo ao aeroporto de Manaus. Um dado, apenas o nome completo trouxe oportunidades incrivelmente imensuráveis. Eles se reconheceram, conversaram, descobriram quem realmente eram e o que os levou a passarem grande parte da vida separados.

Atualmente eles mantêm contato, se falam, trabalhando gradualmente a relação de pai e filho.

Após esse episódio, percebi o sentido maior que a informação possui. Sua relevância não apenas para o aumento do lucro das empresas, mas para a vida: um dado, quando colocado em certo cenário pode causar uma mudança significativa, mesmo que no universo de uma única ou duas pessoas.

.Por: Ricardo Sleiman ,CEO da ZipCode, uma das principais empresas especializadas em marketing direto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira