Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/10/2011 - 07:15

Estande do Rio de Janeiro é atração na ABAV 2011- Feira das Américas


Espaço divulga principais municípios turísticos e promove um voo virtual sobre o estado.

O Centro de Convenções Riocentro, em Jacarepaguá, sedia até o dia 21 de outubro (sexta-feira), o 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas (ABAV 2011) – a maior da América Latina no setor – que tem como tema “Brasil bem-sucedido, novas oportunidades e atitude para o Turismo”. Uma das atrações da feira é o estande do Rio de Janeiro, que além de divulgar os 22 principais municípios turísticos do estado, promove um voo virtual sobre as cidades fluminenses. A expectativa é que 24 mil pessoas passem pelo evento, que conta com 800 expositores.

A feira, voltada para agencias e operadoras de viagens que buscam novos negócios, apresenta produtos, serviços e destinos de todas as partes do mundo. Durante a abertura do evento, na manhã de quarta-feira (19/10), o prefeito Eduardo Paes disse que as obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 devem ser antecipadas em dois anos e que a capital fluminense é um verdadeiro canteiro de obras a céu aberto.

– Além da Copa e dos Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro se prepara para sediar outros grandes eventos, como a Rio + 20, que reunirá 150 chefes de Estado e delegações de várias partes do mundo, assim como a Copa das Confederações em 2013 – disse Paes.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, garantiu que o governo federal também não mede esforços para criar a infraestrutura de que o país necessita e que as obras deixarão um grande legado, que reforçará a política econômica e consolidará o turismo brasileiro.

– O mundo vai querer saber se somos ou não capazes de sediar grandes eventos. Como cidadão, tenho certeza de que não deixaremos escapar este grande momento – frisou o ministro.

Para o secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, a feira é uma oportunidade de consolidar o Rio de Janeiro como grande destino turístico do mundo. O estande do Rio, uma parceria entre as secretarias municipal e estadual de Turismo, tem 300m² e oferece informações sobre os principais pontos turísticos do estado. O principal atrativo é um passeio virtual de asa delta, um sobrevoo pela capital e por cidades das regiões Serrana e dos Lagos, além de outros municípios do interior fluminense.

– O Rio de Janeiro reúne geografia, paisagem e um momento de desenvolvimento econômico fabulosos, além de ter o povo mais receptivo do mundo. Essa é a fórmula de sucesso que vamos apresentar aqui. Ano passado, recebemos 5,1 milhões de turistas, mas ainda temos muito potencial para crescer. O que vai alavancar esse número são as obras de infraestrutura que estão sendo realizadas. Nos próximos cinco anos, veremos um crescimento geométrico do número de visitantes no Brasil e no Rio de Janeiro – explicou Ázaro.

Principais destinos no Rio- Seis regiões receberam destaque por concentrarem os principais destinos turísticos do estado: Costa Verde (Angra dos Reis, Paraty, Itacuruçá e Ilha Grande); Costa do Sol (Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema); Vale do Café (Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paty do Alferes, Piraí, Rio das Flores, Valença, Vassouras), Metropolitana (Rio de Janeiro e Niterói), Agulhas Negras (Penedo, Engenheiro Passos, Itatiaia e Visconde de Mauá) e Serra Verde Imperial (Areal, Cachoeiras de Macacu, Comendador Levy Gasparian, Guapimirim, Magé, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis e Três Rios). Segundo o diretor de Marketing da TurisRio, Guto Graça, o Rio de janeiro tem alguns tesouros escondidos com grande potencial.

– O único legado antecipado da Copa e das Olimpíadas é o do turismo, porque a divulgação aumenta o fluxo de visitantes. Mesmo que a capital tenha se tornado um destino caro, temos outras localidades no entorno que não são. Nossa intenção é ampliar o conceito de que o Rio de Janeiro não é somente uma cidade, e mostrar ao visitante que, em vez passear quatro dias pela Cidade Maravilhosa, ele pode estender sua viagem para sete dias, por exemplo, e conhecer outros locais tão belos quanto – afirmou.

Salão Estadual de Turismo- O turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil e a que emprega o maior número de pessoas. Acreditando na importância da atividade, a Secretaria de Turismo também promoverá, de sexta-feira a domingo (21 a 23/10), o Salão Estadual de Turismo, na Praia de Copacabana. Primeira feira de turismo aberta ao público, o evento vai permitir que milhares de pessoas conheçam não só os atrativos turísticos e os roteiros dessas localidades, como também o artesanato, as manifestações culturais e os produtos típicos de cada cidade. |. Charline Fonseca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira