Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/10/2011 - 07:24

Alimentação livre de glúten dita estilo de vida saudável e deixa de ser busca exclusiva de celíacos em Minas Gerais

Produtos sem glúten ganham mais adeptos e tem loja exclusiva em Belo Horizonte que oferece 100% de alimentos livres da proteína, a empório nutri.

Uma alimentação sem glúten é obrigatória ao portador da doença celíaca, que possui intolerância à proteína devido a uma disfunção intestinal crônica. Embora a restrição se destine particularmente ao celíaco, são vários os benefícios que esse tipo de dieta pode trazer também àqueles que não possuem a doença. Entre as vantagens, muitos percebem a redução no volume da barriga, melhora no humor, aumento nos níveis de energia e de vitalidade, redução eficaz de enxaquecas e dores de cabeça, além de perda de peso e redução nos problemas relacionados ao trato digestivo.

Atualmente, a preocupação com a saúde está mudando os hábitos das pessoas. Por ser uma proteína muito barata e que faz render os alimentos, quase todos os produtos atualmente possuem glúten, e tudo o que é em excesso não faz bem. Além disso, o mercado de produtos sem glúten vem crescendo muito, hoje é mais comum encontrá-los e são saborosos e com um bom padrão de qualidade. Esta é a constatação da empresária Daniela Lara, proprietária da única loja em Belo Horizonte onde 100% dos produtos comercializados não contêm glúten – a Empório Nutri.

“Se compararmos com o mercado de alimentação sem restrições, a procura por produtos sem glúten ainda é pequena. Mas percebemos no dia-a-dia da loja que, cada vez mais, pessoas viram adeptas da alimentação livre da proteína. E não são apenas os celíacos que buscam esses produtos, é muito comum termos clientes que procuram a Empório Nutri em busca de opções para uma refeição saudável sem abrir mão do sabor”, ressalta.

Os estudos sobre os benefícios da abstinência ao glúten ainda são novos, mas quem passou a evitar a proteína garante que se sente melhor. Atualmente o maior expoente disso é o tenista sérvio Novak Djokovic, que descobriu no ano passado uma alergia ao glúten e, junto ao nutricionista Igor Cetojevic, iniciou um novo regime alimentar.

Coincidência ou não, o fato é que na temporada de 2011 sua resistência e condicionamento físico melhoraram tanto que Djokovic acumula, até então, a impressionante marca de nove títulos e mais de cinquenta vitórias, se tornando o favorito e número 1 do mundo em sua categoria. A nova dieta do tenista tem sido visada por outros atletas e chamado a atenção de quem acompanha o esporte, tamanha a melhora em seu desempenho.

Uma dieta sem glúten requer empenho, afinal, muitos alimentos podem apresentar esse ingrediente, que além da farinha de trigo, cevada, aveia e centeio, também é encontrado em queijos fundidos, achocolatados, congelados como almôndegas, sorvetes, molhos, entre outros. Contudo, as opções sem a proteína estão crescendo e hoje é mais comum encontrar produtos feitos à base de farinha de arroz, mandioca, milho e fécula de batata. Entre as opções mais interessantes estão a quinoa, um cereal rico em aminoácidos, fibras e vitaminas, e o amaranto, um grão nutricionalmente poderoso e que também não contém glúten.

Empório Nutri- Em Belo Horizonte existe apenas uma loja especializada, onde 100% dos produtos são livres de glúten, a Empório Nutri. Com atendimento personalizado e suporte técnico de uma nutricionista, os clientes da loja têm a oferta de mais de mil produtos voltados para os celíacos e para aqueles que optam por uma alimentação sem a proteína, que abrangem desde massas e pães, a sucos, leites, doces, chocolates, biscoitos, salgados, pizzas, bruschetas, cerveja e artigos de delikatessen.

“Na Empório Nutri todos os produtos que oferecemos são necessariamente sem glúten. Mas também temos uma grande oferta de artigos sem lactose, sem ovo, proteína do leite, castanhas ou mesmo produtos diet, light, vegetarianos e veganos”, alerta a proprietária.

Antes de chegar às prateleiras, todos os produtos são testados e estudados tanto pela nutricionista quanto pelos proprietários. “Temos muita preocupação com a qualidade e o sabor dos alimentos. Procuramos não somente ter produtos que substituam aqueles com farinha de trigo, mas também artigos gourmet muito gostosos”, explica.

O principal foco da loja são as intolerâncias e regimes alimentares, cuidar para que a pessoa que tem alguma restrição na dieta possa se alimentar com qualidade. “Procuramos a acessibilidade alimentar. Queremos que o prazer de comer continue mesmo depois de um diagnóstico de doença celíaca ou intolerância à lactose, por exemplo. E buscamos trazer não só alimentos substitutivos, mas opções para que as pessoas possam sentir prazer no momento das refeições. E é por isso também que temos uma procura alta por pessoas que fazem a dieta por opção. A loja é para todos, não só para os doentes”, finaliza Daniela.

Proprietária-Daniela Lara, uma das proprietárias da Empório Nutri, que até o ano passado era funcionária pública dos Correios, é arquiteta formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem duas pós-graduações - Engenharia de Segurança do Trabalho, pela UFMG, e Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), esta última lhe garantiu o título internacional na área. Após o diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável, se viu obrigada a seguir uma dieta totalmente sem glúten. “No início, relutei muito para seguir o tratamento. As opções eram poucas e ruins e, após três meses de dieta, voltei a comer normalmente. Resultado: os sintomas voltaram piores e eu fiquei atrás de um diagnóstico definitivo por mais dois anos”. Em 2010, em busca de mais qualidade de vida para si e as pessoas que enfrentam o mesmo problema, passou a administrar a loja, onde 100% dos produtos são livres de glúten, ao lado do marido, Adriano Purri, e do enteado, Lucas Purri. Em outubro do mesmo ano, abriu mão da estabilidade do cargo público e passou a se dedicar inteiramente à Empório Nutri.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira