Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/10/2011 - 08:16

Manipulação no século XXI

Você já reparou que não é tão simples assim comprar em drogarias os remédios na quantidade certa? E quando precisamos associar medicamentos, e não desejamos ter uma montanha de comprimidos, nos lembrando a todo instante que é hora de tomar o remédio! Pois é. No princípio não era assim, as antigas Boticas, hoje farmácias de manipulação, preparavam cada um dos medicamentos na dose certa, bem como as associações de fármacos.

Mas nem mesmo o advento da indústria farmacêutica conseguiu acabar com o charme da farmácia de manipulação. Ao completar 25 anos, a Bioderm, pioneira no Estado do Rio, se destaca por investir em tecnologia e pesquisa, o que permite rapidamente ajustar as doses de medicamentos, sem a necessidade do fracionamento.

- Muitas vezes o médico pede que seu paciente fracione o comprimido, técnica que não assegura dosagens corretas nas duas metades, uma vez que a homogeneização não distribui igualmente o ativo por todo o comprimido, mas assegura a dose descrita quando ingerido inteiro -, adverte o Diretor de Marketing Médico da Bioderm, Pepe Cavacas, também responsável pelo desenvolvimento de produtos.

O controle do processo da manipulação, com pesagem informatizada, como também o controle e garantia da qualidade já fazem parte dessa velha/nova história dos remédios sob encomenda, porém personalizados. Na lista das prescrições com maiores demandas por especialistas, tem destaque as dos pediatras e geriatras, que buscam na manipulação sabores agradáveis e palatáveis para os medicamentos, impedindo que os pacientes abandonem um tratamento por não gostarem dos sabores dos medicamentos da indústria.

- Na manipulação podemos manipular e dar sabor para qualquer fármaco e ainda dar opção de sabor ao paciente, isso sem levar em conta que os produtos manipulados em cápsulas preservam seus princípios ativos, evitando assim o contato direto do remédio com a mucosa bucal -, enfatiza Pepe Cavacas.

Mercado não para de crescer- O mercado de farmácias de manipulação no Brasil não para de crescer. A pioneira no preparo de medicamentos personalizados no Estado do Rio de Janeiro, a Bioderm Farmácia de Manipulação, saiu na frente novamente, com um avançado estudo da nutricosmética, ou seja, a beleza em cápsulas, e de forma personalizada, mercado que promete crescer 12% em 2011.

Ao completar 26 anos de crescimento vertical no mercado, a Bioderm Farmácia de Manipulação se destaca no ranking dos cerca de 7 (sete) mil estabelecimentos do gênero no país, e sobressai na atualização da pesquisa avançada de matéria primas. De acordo com dados da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), o Brasil já é o maior mercado mundial de farmácias de manipulação. Uma prova de que o brasileiro gosta do medicamento na dose certa.

Tal crescimento situa o Brasil na posição do país que mais produz medicamentos manipulados. De acordo com o Diretor de Marketing Médico da Bioderm, Pepe Cavacas, poder preparar medicamentos nas doses exatas não é mais o único diferencial da Empresa.

- O investimento continuado no campo da Biologia Molecular nos permitiu avanços da farmacogenômica, e adquirimos, assim, expertise na manipulação com matérias primas dermocosméticas -, explica Pepe Cavacas.

Para os consumidores de produtos manipulados, isso significa acesso ao que há de mais moderno no tratamento da medicina clínica, estética, como também cirúrgica.

- O foco da Bioderm está nos avanços da Biomedicina e da Biologia Molecular. Com a biotecnologia, por exemplo, hoje já é possível reconstruir a hipoderme e desenvolvermos produto antienvelhecimento, a partir de fatores derivados de células tronco não embrionárias - ressalta o Diretor de Marketing Médico.

Dentre as especialidades que podem ser beneficiar com os avanços obtidos no setor de pesquisas da Bioderm, tem destaque a medicina estética, dermatologia, ginecologia, ortopedia, cardiologia, neurologia, psiquiatria, endocrinologia, fisioterapia e nutrição.

-Hoje temos uma capacidade amplificada de contatos com os médicos, pois realizamos cerca de 300 (trezentas) visitas ao mês. Levamos ao conhecimento desses profissionais a evolução em diversos tratamentos, a partir de parcerias com laboratórios, como os da indústria asiática, líder em biotecnologia, especialmente para os farmacogênicos -, enfatiza a gerente de marketing da Bioderm, Rosane Brito da Silva.|Monica Coronel/Cequal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira