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21/10/2011 - 09:25

Cummins estreia soluções integradas ao Euro 5/Proconve P-7

Empresa apresenta toda a gama de produtos e soluções desenvolvidas e testadas para o atendimento às normas Euro 5 / Proconve P-7.

A Cummins Brasil, maior fabricante independente de motores Diesel do mundo e líder no fornecimento de motores Diesel no País, apresenta na 18ª edição da Fenatran - Salão Internacional do Transporte, que acontece entre os dias 24 e 28 de outubro (segunda a sexta-feira), no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo (SP), toda a gama de produtos e soluções desenvolvidas e testadas para atender às normas Euro 5/Proconve P-7, que controlam a redução de emissão de poluentes e entram em vigor a partir de 1º de janeiro de 2012

O sistema integrado, solução completa da Cummins para o mercado brasileiro, é resultado de um trabalho desenvolvido pelas unidades de negócios da empresa: Motores, Sistemas de Combustíveis, Sistemas de Filtração, Turbos e Soluções de Emissões, integrando inclusive, os respectivos softwares.

Aliado ao sistema integrado da Cummins, o Arla-32 (Agente Redutor Líquido Automotivo) complementa o atendimento às novas legislações de emissões. O Arla-32 será injetado no catalisador para reduzir as taxas de emissão de NOx na atmosfera e também será fabricado e distribuído pela Filtration, divisão de filtros da Cummins, chamado de Fleetguard Arla 32.

Solução Integrada – Todos os componentes e processos foram integrados dentro de uma estrutura completa que engloba desde o filtro de ar, na entrada de ar do motor, passando pelo motor, soluções de turbocompressor e de pós-tratamento de gases. Todos os produtos estarão disponíveis no mercado partir de janeiro de 2012.

A Cummins Filtration foi responsável pelo desenvolvimento do Direct Flow. Trata-se de um filtro de ar mais compacto, leve e fabricado com materiais plásticos e tecnologia patenteada do meio filtrante Stratapore.

Além de oferecer turbos wastegate, a Cummins Turbo Technologies (CTT) incrementa sua gama com dois novos produtos com tecnologia inovadora para o mercado brasileiro. Os turbos de Geometria Variável (VGT) e Duplo Estágio chegam para complementar o sistema desenvolvido pela Cummins e poderão ser utilizados por qualquer fabricante.

Para atender às normas Euro 5, a Unidade de Negócios de Motores da Cummins coloca no mercado sete motores eletrônicos, sendo quatro novidades para o mercado brasileiro e três versões incrementadas e preparadas para receber a tecnologia Cummins Euro 5.

Entre as mudanças realizadas nos motores ISB 4, ISB 6 e o novo ISL, destaque para as inovações tecnológicas. Sem aumentar de tamanho, esses motores trazem mais desempenho e menor consumo para garantir baixo custo operacional ao consumidor final.

A nova tecnologia Cummins inclui também a aplicação OBD (On Board Diagnoses), que em eventual emergência, um sistema eletrônico envia um sinal para o motorista e automaticamente reduz a potência do veículo para controlar o nível de emissão.

O Cummins ISB 4 aplicado em ônibus e caminhão recebeu maior cilindrada – de 3,9 para 4,5 litros (+15%) – sendo que sua potência passou de 172 cv para 210 cv (+22%). Já o motor ISB 6 de 6,7 litros (ante os 5,9 litros (+14%), de 274 cv de seu antecessor) desenvolve agora 304 cavalos (+11%). Ambos aperfeiçoam as características que o tornaram ícones de consumo e durabilidade.

A unidade de motores da empresa projeta um novo motor, uma evolução do ISC 8.3 de 324 cv e lança o ISL de 8,9 litros (+7%) capaz de desenvolver até 405 cavalos de potência (+27%). Uma versão do ISL a gás também será oferecida pela empresa. Importado dos EUA, o motor é desenvolvido pela joint-venture Cummins Westport.

Com excelente relação peso-potência e longos intervalos de manutenção, o novo ISM de 11 litros, com potência de até 440 cv, destinado a caminhões e ônibus, também chega para incrementar a gama de motores Cummins Euro 5.

Mais compacto e mais leve em relação aos concorrentes, os novos motores Cummins ISF 2.8 High Speed Diesel e ISF 3.8, de 4 cilindros, foram projetados para atender pick-ups, comerciais leves, caminhões e ônibus (até 9 toneladas).

Para complementar toda a estrutura da empresa para o Euro 5 / Proconve P-7, a Cummins Emission Solutions (CES) desenvolveu catalisadores de ureia que operam diretamente com o Arla 32.

Essa tecnologia, denominada SCR (Selective Catalytic Reduction), é a solução completa da Cummins Brasil para as necessidades dos usuários. Óxidos de Nitrogênio (NOx) emitidos durante a combustão são neutralizados no processo SCR por um líquido composto por 32,5% de ureia técnica dissolvida em água (Arla-32). A ureia é um líquido não tóxico, injetado no sistema de exaustão. O NOx e as moléculas de amônia reagem no catalisador, liberando nitrogênio e vapor de água.

Vantagens do SCR – Conforme avaliação técnica da Cummins Brasil, o uso do sistema SCR permite atender de forma plena às necessidades dos clientes, pois a tecnologia, além de reduzir o consumo de combustível, garante maior intervalo na manutenção e, consequentemente, mais disponibilidade do equipamento para o usuário final.

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