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21/10/2011 - 09:41

Semana Mesa São Paulo

Promovido pela revista Prazeres da Mesa e Senac São Paulo, reunirá os principais chefs de cozinha da atualidade e patrocinadores de peso como Electrolux, Pão de Açúcar, Petybon e Sadia. A edição de dezembro da revista será fruto do evento.

Especialistas, personalidades, profissionais e apaixonados pela gastronomia do Brasil e do mundo, têm, todos os anos, um encontro marcado no Semana Mesa SP, evento promovido pela Revista Prazeres da Mesa e pelo Senac São Paulo. Considerado o maior evento enogastronômico brasileiro, chega a sua oitava edição reunindo pessoas do mundo todo para discutir mudanças e tendências na gastronomia. Na última edição, o Semana Mesa SP trouxe ao Centro Universitário Senac cerca de 11 mil pessoas, além de aproximadamente 120 chefs e mais de uma centena de empresas como expositores, apoiadores e patrocinadores.

O evento une mídia e entretenimento, ações de marketing e, acima de tudo, conhecimento. Desde 2003, o Semana Mesa SP fomenta o mercado enogastronômico, profissionais, estudantes e grande público, aproxima as marcas patrocinadoras do consumidor e formador de opinião. Para esta edição, alguns patrocínios já estão fechados, como a rede Pão de Açúcar (patrocinador ouro), Petybon e Sadia (patrocinadores prata) e Electrolux (patrocinador bronze). Do grupo de apoiadores, farão parte as empresas Bunge, Engefood, Balkis , Bombay, GNT e Vinho Verde, Vinhos Portugal, Umami, Alma, Alpha FM,s. No festival Mesa na Cidade, o patrocínio será do Wines of Argentina.

Neste ano, para comemorar o ano da Itália no Brasil, o evento terá como tema “Brasil – Itália: O caminho de uma cozinha consciente”. Na pauta do debate estão as mudanças propostas pelos chefs italianos, resgatando uma cozinha mais simples, focada no produto e na sustentabilidade – tema que foi foco na edição passada e permeará as edições futuras. São oito mil metros quadrados com uma programação extensa de palestras, workshops, degustações, jantares harmonizados, com chefs e especialistas de todo o mundo.

O Semana Mesa São Paulo é dividido em quatro atrações: O congresso Mesa Tendências, voltado a estudantes e profissionais da gastronomia; o Mesa ao Vivo, aberto ao grande público e que traz diversas atividades entre aulas, palestras e degustações que culminam na produção de uma edição da Revista Prazeres da Mesa, feita inteiramente diante do público presente. Para dar início as atividades há o Jantar das Origens, com um menu preparado pelos chefs internacionais que participam do evento, onde toda a renda é revertida para instituições sociais. Outra atração que antecede o evento é o Festival Gastronômico Mesa na Cidade, que tem início dez dias antes do início do Semana e é uma “avant premiére”, com menus exclusivos em 20 dos principais restaurantes da capital paulista.

Marcas patrocinam experiências gastronômicas-Nesta edição, diversas ações de marketing serão promovidas para unir patrocinadores e participantes do evento, com o objetivo de mostrar novidades, apresentar lançamentos e fixar a marca. A Electrolux, por exemplo, terá um espaço interativo onde apresentará novidades e tecnologias ao público presente, que poderá participar de aulas promovidas por chefs. A marca também cederá os eletrodomésticos a serem utilizados no evento como fogões, geladeiras e outros.

No espaço Pão de Açúcar acontecem palestras sobre café, queijos, vinhos e outros temas, além de apresentar as novidades do mundo gourmet que logo estrearão nas prateleiras. Tanto o Espaço Petybon quanto o Sadia terão cozinhas com oficinas e degustações. Durante todo o evento, chefs de cozinha irão preparar pratos usando produtos das marcas para apresentar aos participantes. Ingredientes das duas empresas também estarão no Mesa ao Vivo, onde chefs do Brasil inteiro cozinham e ensinam receitas.

Diversas atividades acontecem simultaneamente nas quais os patrocinadores criam ações para interagir com o consumidor por meio de experiências gastronômicas. Para atender às particularidades e objetivos das empresas parceiras, são negociados diferentes formatos de patrocínio e apoio. No Mesa ao Vivo, por exemplo, há espaços para exposição de produtos, stands de degustação e até atividades exclusivas oferecidas, como cotas de convites para jantares com chefs estrelados ou degustação de vinhos top, usadas como ferramentas de relacionamento. Junto a cada empresa, a organização do evento identifica necessidades específicas da marca e sugere uma ação feita sob medida, cuidadosamente direcionada e compatível com as características e estilo dos clientes e públicos alvo.

Uma das atividades é o concurso Talento ao Vivo, destinado alunos de gastronomia e com o objetivo de incentivar a nova safra de chefs. As duplas pré-selecionadas escolherão os ingredientes para elaborar suas receitas em uma das lojas top da rede Pão de Açúcar. Esses pratos serão preparados em uma cozinha equipada com os eletrodomésticos da Electrolux. A dupla vencedora será escolhida por um júri especializado.

No Mesa ao Vivo, um grande festival expõe produtos como cervejas artesanais, vinhos de várias importadoras, café, espumante, queijo, azeite, palmito, temperos etc. Já no Mesa Tendências, evento voltado para os profissionais e estudantes do setor, a exposição gira em torno de equipamentos de cozinha de última geração, produtos para restaurantes e bares e demais tecnologias apropriadas para quem trabalha no meio.

Como mais uma ação de marketing, a Electrolux realizará a coletiva de imprensa do evento na Casa Electrolux, que funciona como a flagship store da marca. Nesta ocasião, receberá para um almoço jornalistas do setor e um renomado time de chefs internacionais, estrelados no Guia Michelin e que participarão do Semana Mesa SP.

Brasil – Itália: a edição de 2011 do Semana Mesa SP reunirá grandes nomes da gastronomia italiana. Desembarcarão por aqui chefs como Davide Oldani, do restaurante D´O, considerado atualmente o grande nome da cozinha italiana. Oldani é famoso por democratizar a alta gastronomia abandonando a formalidade e os altos preços dos menus. Massimo Bottura, do restaurante Osteria Francescana (Modena - Itália), também participará do Mesa Tendências. Recentemente, recebeu o prêmio de chef do ano da Académie Internacionale de la Gastronomie, na França, por combinar maestria, tradição e inovação, surpreendendo com combinações inesperadas. É, atualmente, um dos maiores chefs da cozinha italiana de vanguarda.

Outra presença confirmada é de Dario Cecchini, da Antica Macelleria Cecchini. Para o chef,oitavo de uma geração de açougueiros, cada carne tem um corte e cocção específicos. Famoso pelo seu ar de personagem, Dario faz questão de utilizar ingredientes– ervas, vinho, azeite – de sua propriedade agrícola, localizada a 3 km do restaurante, anexo ao açougue da família que se mantém no mesmo endereço há séculos.

A constelação de 23 estrelas que participará do Mesa Tendências ainda é composta por nomes como Enrico e Roberto Cerea (Da Vittorio, Bergamo), Aimo Moroni (Il Luogo di Aimo e Nadia, Milão), Ernesto Iaccarino (Don Alfonso 1890, Napoli), Pino Cuttaia (La Madia, Licata), Carlo Cracco (Ristorante Cracco, Milão), Andrea Berton (Trussard Allá Scala, Milão), Moreno Cedroni (Madonnina del Pescatore, Ancona), Davide Scabin (Combal Zero, Rivoli), Valeria Piccini (Caino, Montemerano) e Paolo Lopriore (Il Canto, Siena).

A oitava edição do Semana Mesa SP acontece de 24 a 28 de outubro no Centro Gastronômico do Centro Universitário Senac, Campus Santo Amaro, e é promovido pela Revista Prazeres da Mesa e pelo Senac São Paulo.

.[ Semana Mesa SP, de 24 a 28/10 (segunda a sexta-feira), no Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro,Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro. Inscrições e informações: www.semanamesasp.com.br ].

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