Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/10/2011 - 09:51

CTC/PUC-Rio apresenta simulador de movimentos de veículos na semana nacional de ciência e tecnologia

Equipamento está em exposição no Planetário da Gávea até dia 22 de outubro (sábado).

O Centro Técnico Científico da PUC-Rio está representado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da C&T, por meio da exposição até dia 22 de outubro (sábado), no Planetário da Gávea, de um simulador de movimentos de veículos em escala, totalmente construído pela equipe do Laboratório de Desenvolvimento de Controle (LDC), formada por dez alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação.

Até domingo, será possível conhecer de perto o simulador de seis graus de liberdade (as três rotações mais os movimentos pra cima, pra frente e pro lado), com arquitetura paralela e controle através de sistema pneumático, também conhecido como “Plataforma de Stewart”. Conectado a um microcomputador, ele reproduz a condução de quatro veículos em escala (um carro, uma moto, um avião e um helicóptero) fazendo curvas, freando, voando e aterrissando. Até sexta, a exposição estará aberta das 9h às 17h e, no sábado, das 14h às 18h, com entrada franca.

CTC/PUC-Rio desenvolve simuladores de diferentes tamanhos e aplicabilidades-Com o propósito de promover e disseminar o conhecimento tecnológico entre seus alunos de graduação e pós-graduação, o Centro Técnico Científico da PUC-Rio — por meio do coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, Prof. Mauro Speranza Neto — trabalha há quatro anos no desenvolvimento de simuladores de movimentos, equipamentos que reproduzem os deslocamentos, velocidades e acelerações de carros, aviões e veículos em geral. Tais conhecimentos já são aplicados em suas respectivas indústrias, assim como na área de entretenimento.

Atualmente, um financiamento da Faperj no valor de aproximadamente R$ 80 mil viabiliza a construção do mais ousado dos quatro projetos iniciados: um assento veicular, com três graus de rotação (as três rotações de frenagem, aceleração e curvas) e motores elétricos, que deverá estar concluído até o fim deste ano. Ele reproduz curvas, acelerações e freadas de carros. O equipamento já é utilizado em treinamento de motoristas, na Fórmula 1, em testes e regulagens de veículos, e também em entretenimento (reproduzindo as sensações de dirigir um veículo a partir dos comandos e imagens de um videogame).

Os componentes empregados nestes equipamentos são na maioria importados da Alemanha, China e EUA e a proposta do CTC/PUC-Rio é justamente produzir um equipamento de baixo custo sem perder a qualidade. “Desenvolvemos protótipos, não produzimos comercialmente ou para uma indústria específica, mas o conhecimento adquirido certamente pode ser útil ao aliarmos economia, segurança e excelentes resultados. Estamos sofisticando a construção, o controle, buscando o melhor desempenho mesmo com componentes mais baratos”, declara o professor Mauro Speranza Neto.

Há ainda um simulador de movimentos pneumático com quatro atuadores, que reproduz apenas os deslocamentos para cima e para baixo de um carro em escala, equivalente ao utilizado pela indústria automotiva para testar suspensões de veículos. E também a primeira Plataforma de Stewart em escala desenvolvida em 2007, e batizada de “Projeto Demoiselle”, em homenagem ao centenário dos trabalhos pioneiros de Santos Dumont.

O próximo desafio do grupo será o desenvolvimento de um simulador de seis graus de liberdade, com arquitetura serial, e atuação por motores elétricos sem escova, para instalação de uma cabine de um veículo (carro, ônibus, caminhão, avião etc), em tamanho real, cujos protótipos em escala e virtual encontram-se em testes e avaliação.

Speranza tem como líder da equipe no LDC o engenheiro Allan Nogueira de Albuquerque, mestrando em Engenharia Mecânica da PUC-Rio, que recebeu em 2011 o Prêmio Oscar Niemeyer do CREA-RJ pelo projeto de fim de curso desenvolvido com os simuladores. O prêmio foi lançado este ano e busca justamente valorizar os melhores trabalhos científicos e tecnológicos produzidos nas universidades do Estado do Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira