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29/08/2007 - 07:59

Pesquisa avalia a satisfação com planos de saúde

A grande maioria dos colaboradores de empresas reconhece a importância do benefício de assistência médica oferecido e considera-se satisfeito com o mesmo, apesar de muitos ainda desconhecerem a Lei de Saúde e as informações necessárias para utilizar corretamente seu plano. Mas os participantes são praticamente unânimes em um ponto: a preocupação com essa assistência na aposentadoria. Essas são as conclusões da Watson Wyatt ao finalizar a Pesquisa de Satisfação com Planos de Saúde – A Voz do Consumidor.

O trabalho envolveu 2.733 empregados de diversos cargos, de estagiários a gerentes e diretores, de um total de 58 empresas multinacionais e nacionais, dos estados de São Paulo (59%), Rio de Janeiro e Minas Gerais (ambos 17%) e outros (7%). A maioria dos participantes é da faixa etária de 26 a 45 anos, sexo masculino, casado e possui nível superior. Outro dado é que 94% dos entrevistados utilizaram o plano de saúde nos últimos 12 meses, destes, 64% usaram apenas a rede credenciada da operadora e 26% o sistema de reembolso. Em 89% dos casos, há contribuição para o custeio do benefício, seja ela fixa mensal (46%), fixa mensal e co-participação nos eventos (27%) ou apenas co-participação nos eventos (26%).

O destaque do estudo ficou por conta da preocupação com os custos dos programas de assistência médica antes e durante a aposentadoria. Quase 50% dos trabalhadores encontram-se, já nos dias de hoje, preocupados ou muito preocupados com tal encargo e 68% acreditam que não terão condições de arcar com o mesmo na aposentadoria, inclusive aqueles que ocupam cargos mais elevados com maior poder financeiro. Tendo em vista que as mensalidades sofrem um aumento médio anual de 4% acima da inflação, para a Watson Wyatt é preciso estimular a constituição de reservas financeiras como forma de minimizar o problema no futuro.

Constatou-se, ainda, que o processo de comunicação também exige aperfeiçoamento e continuidade, já que um número considerável de beneficiários ignora as coberturas do seu plano, mas ao mesmo tempo, busca informações na imprensa em geral sobre novos tratamentos médicos. Nesse sentido, os participantes também entendem e incentivam a importância de programas que visam melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças. Por isso, é recomendável que as empresas trabalhem o conceito do “consumirismo”, ou seja, forneçam mais informações sobre o benefício saúde aos empregados de modo que eles passem a ser mais criteriosos e contestadores quando da escolha do mesmo, se preocupem em obter detalhes do tratamento proposto, questionem a necessidade dos exames solicitados, busquem outras opiniões, assim como eles são na hora de adquirir um outro bem qualquer. Em países como os Estados Unidos, a prática do “consumirismo” vem apresentando resultados favoráveis no controle dos custos.

Outro ponto avaliado na pesquisa refere-se às operadoras em geral. Aquelas classificadas como Medicina de Grupo, bem como os serviços nos quesitos “agilidade nos processos de reembolso” e “atendimento do Call Center” tiveram, respectivamente, os piores índices de satisfação.

A Watson Wyatt é uma das maiores organizações mundiais de Consultoria em Recursos Humanos, que há mais de 50 anos dedica-se a apoiar seus clientes na otimização do retorno de seus investimentos, oferecendo soluções competentes e inovadoras nas áreas de Estratégia de Capital Humano, Previdência Complementar, Assistência à Saúde e benefícios em geral.

Presente em 30 países, conta com aproximadamente 6 mil colaboradores e mais de 19 mil clientes. Essa forte presença global permite que seus profissionais mantenham-se capacitados a oferecer soluções rápidas e eficientes, sempre respeitando a cultura e necessidades das empresas e instituições atendidas. Na América Latina e, principalmente no Brasil, tem se destacado pelo alto valor agregado em solução para gestão de pessoas e serviços atuariais.

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